XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
735
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
adulto seja percebido em seu inacabamento, próprio do ser
humano em sua experiência vital (FREIRE,1998).
Só consegui um emprego melhor graças
aos meus estudos lá na escola. Agradeço
aos professores que tive. (Santa, entrevis-
tada pelo estudante Luis Percy).
Essa possibilidade da educação como emancipação
dos trabalhadores é considerada por Jarvis (2015, p. 820), na
medida que o autor considera que a aprendizagem como
a combinação de processos ao longo da vida pelos quais a
pessoa inteira – corpo (genético, físico e biológico) e men-
te (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoções,
significados, crenças e sensações) – experiência situações
naturais e sociais, cujo conteúdo é então transformado cog-
nitivamente, emotivamente ou empiricamente (ou através
de qualquer combinação dessas formas) e integrado à bio-
grafia individual da pessoa, resultando em uma pessoa em
constante mudança. Freire (1972, p. 103) ressalta:
Por isto mesmo os reconhece [os alunos] como
seres que estão sendo, como seres inacabados,
inconclusos, em e com uma realidade, que sendo
histórica também, é igualmente inacabada. Na ver-
dade, diferente dos outros animais, que são apenas
inacabados, mas não são históricos, os homens se
sabem inacabados. Têm a consciência da sua incon-
clusão. Aí se encontram as raízes da educação mes-
ma, como manifestação exclusivamente humana.
Isto é, na inconclusão dos homens e na consciência
que dela têm. Daí que seja a educação um quefazer
permanente. Permanente na razão da inconclusão
dos homens e no devir da realidade.
Buscou-se durante o trabalho com os educandos res-
saltar a importância do relato das impressões e experiências
deles durante a coleta das memórias de ex-estudantes. Pro-
curou-se reafirmar a importância das histórias individuais
inseridas numa comunidade de permanentes dificuldades.
O diálogo entre as experiências dos anos anteriores com as