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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

adulto seja percebido em seu inacabamento, próprio do ser

humano em sua experiência vital (FREIRE,1998).

Só consegui um emprego melhor graças

aos meus estudos lá na escola. Agradeço

aos professores que tive. (Santa, entrevis-

tada pelo estudante Luis Percy).

Essa possibilidade da educação como emancipação

dos trabalhadores é considerada por Jarvis (2015, p. 820), na

medida que o autor considera que a aprendizagem como

a combinação de processos ao longo da vida pelos quais a

pessoa inteira – corpo (genético, físico e biológico) e men-

te (conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, emoções,

significados, crenças e sensações) – experiência situações

naturais e sociais, cujo conteúdo é então transformado cog-

nitivamente, emotivamente ou empiricamente (ou através

de qualquer combinação dessas formas) e integrado à bio-

grafia individual da pessoa, resultando em uma pessoa em

constante mudança. Freire (1972, p. 103) ressalta:

Por isto mesmo os reconhece [os alunos] como

seres que estão sendo, como seres inacabados,

inconclusos, em e com uma realidade, que sendo

histórica também, é igualmente inacabada. Na ver-

dade, diferente dos outros animais, que são apenas

inacabados, mas não são históricos, os homens se

sabem inacabados. Têm a consciência da sua incon-

clusão. Aí se encontram as raízes da educação mes-

ma, como manifestação exclusivamente humana.

Isto é, na inconclusão dos homens e na consciência

que dela têm. Daí que seja a educação um quefazer

permanente. Permanente na razão da inconclusão

dos homens e no devir da realidade.

Buscou-se durante o trabalho com os educandos res-

saltar a importância do relato das impressões e experiências

deles durante a coleta das memórias de ex-estudantes. Pro-

curou-se reafirmar a importância das histórias individuais

inseridas numa comunidade de permanentes dificuldades.

O diálogo entre as experiências dos anos anteriores com as