XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
Sendo o “bem viver” uma característica peculiar des-
se povo que acorda cedo, organiza seu material, sendo os
pescadores com a manutenção das suas redes para a noite
ir para a Laguna dos Patos pescar, é importante ressaltar
aqui que as mulheres pescadoras possuem um papel im-
portantíssimo na cadeia produtiva do pescado sendo elas
as responsáveis pela organização das atividades domésti-
cas, beneficiamento do pescado e ainda garante uma es-
trutura mínima de organização familiar permitindo que o
pescador tenha condições e qualidade para realizar as lidas
no mar, os agricultores e agricultoras com seus artefatos
realizam o plantio e possuem uma conexão com a terra e
com ambiente se utilizando dos conhecimentos populares
para realizar suas atividades com êxito. Com isso, é impor-
tante refletir sobre a conjuntura política atual em nosso
país que através de um governo ilegítimo retira os direitos
do povo, sobretudo da classe trabalhadora, neste sentido
a luta para ter no mínimo seus direitos respaldados nas
legislações trabalhistas por se identificarem enquanto tra-
balhadores autônomos se fazem presente nestas comuni-
dades.
Partir da Ecologia Cosmocena e socializar como esses
sujeitos empoderados de seus barcos, mar e terra se tornam
desbravadores do ambiente porque acreditam na força de
seu trabalho, deixando seus acessos à educação em outros
planos ainda quando jovens, porque estão envolvidos em
metas na maioria das vezes inatingíveis dentro do sistema
que historicamente não os valoriza na partilha real de seu
trabalho, restando-lhes pouquíssimos lucros. Neste cenário,
o projeto educação para pescadores busca um viés emba-
sado na Educação Popular respeitando a realidade destes
sujeitos, oportunizando a formação na educação básica
através da modalidade da Educação de Jovens e Adultos.
Respaldados por esta nova teoria reaproximamos os saberes
tradicionais que ao longo do tempo foram afastados por
essa epistemologia cartesiana presente nos espaços formais
e até mesmo informais.