XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
745
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
Quando nos referimos ao trabalho como princípio
educativo, significa que buscamos superar a dico-
tomia trabalho manual/trabalho intelectual, incor-
porar a dimensão intelectual ao trabalho produtivo
e formar jovens e adultos trabalhadores capazes
de atuar como dirigentes e cidadãos, não apenas
como governados. (GRAMSCI 1981, p.144 apud
CIAVATTA, 2005).
A partir dos diálogos com os pescadores e Freire,
constamos que a ecologia cosmocena veio para alargar ho-
rizontes e expandir práxis pedagógicas no momento em que
autoriza pescador a dizer a sua palavra, e ao mesmo tempo
o reconhece como sujeito político de sua própria vida.
Em tempos difíceis, enquanto escrevíamos esse arti-
go, nos chegou a informação de que a EJA a partir desse o
momento passa a ser aplicada totalmente a distância. Ora,
se presencialmente, já encontramos dificuldades de enten-
dimento sobre muitas práxis, imagine sem o contato direto
com os sujeitos que ainda chegam timidamente no ambien-
te escolar?
Seguimos na condição de pesquisadoras preocupadas
com os rumos da educação em nosso país, e principalmente
com os rumos dos trabalhadores das classes populares, pes-
cadores, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, negros, LGBTs e
outros, pois a representatividade política que não foi eleita
por esses segmentos e toma o Brasil de assalto, não dialoga
e muito menos se preocupa em instituir legislações que os
protejam das mais variadas formas de preconceitos e violên-
cias, e o que é mais alarmante, retira desses grupos direitos
conquistados secularmente.
Fizemos esse parêntese, para reforçarmos a necessi-
dade de muitas leituras, e quiçá outros autores que inte-
gram nossas pesquisas, sem perdermos o foco da
ecologia
cosmocena que versa sobre a necessidade de se repensar
a formação integral do sujeito sobre uma nova compreen-
são das discussões existentes referentes à relação homem
e natureza, uma Ecologia humanista com uma valorização
a vida.