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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

capitania sobre a dificuldade que os pescadores possuíam

em obter as documentações que regulariza a permissão da

pesca artesanal na Laguna dos Patos.

A caminhada do projeto continuou e agregaram inú-

meros voluntários estudantes de graduação e pós-gradua-

ção da FURG. A caminhada percorrida permitiu que trilhás-

semos outros caminhos em outras localidades da zona rural

deste município, em 2010 começou a ser desenvolvido na

Ilha dos Marinheiros e em 2014 na Comunidade da Capillha.

O que estes lugares possuem em comum? São educandos

e educandas com o desejo de retornar a sala de aula, con-

cluir o ensino fundamental e médio, além de se sentirem

reconhecidos e aceitos nesta sociedade excludente. Neste

horizonte, este trabalho busca relacionar o Projeto Educa-

ção para Pescadores com os conhecimentos de mundo que

estas comunidades tradicionais possuem e que a Ecologia

Cosmocena traz como viés da Educação Ambiental.

Portanto, esse inovado conceito que gradativamente

adentra o campo acadêmico, e apresentado como uma po-

tência de possibilidades para tratar dos assuntos referentes

à educação ambiental sob a perspectiva ontológica do “ser

mais” e diante desse prisma surge a possibilidade de se mer-

gulhar num campo fértil que são os pescadores (as) e agri-

cultores (as) destas comunidades a fim de dialogar com suas

formas de resistência a um sistema capitalista que pouco os

reconhece, e ver nesse espaço como têm sido praticada suas

atividades educativas de uma melhor qualidade de vida em

seu cotidiano. Partindo de Freire no campo educativo, e so-

cializar como esses encontram estratégias de sobrevivência

e a resistência a um processo exploratório em seu cotidiano.

Em minha visão, “ser” no mundo significa transfor-

mar e retransformar o mundo, e não adaptar-se

a ele. Como seres humanos, não resta dúvida de

que nossas principais responsabilidades consiste

em intervir na realidade e manter nossa esperança.

Enquanto educadores progressistas, devemos nos

comprometer com essas responsabilidades ( FREI-

RE, 2014, p.50-51).