746
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Para trabalharmos essas especificidades, faremos uso
desse conceito dentro do campo dos Fundamentos da Edu-
cação Ambiental, onde assumimos o cuidado de socializar
as reflexões com um rigor científico, tentando respeitar a
relação desse grupo em sintonia com o
cosmos,
numa tenta-
tiva de entender historicamente como esses pescadores(as)
e agricultores (as) se tornaram protagonistas de seus apren-
dizados (vida) em detrimento de seu processo educacional
tradicional e em seu cotidiano nos dão os maiores exemplos
de respeito com o ambiente.
Diante destas correlações educativas, é no espaço não
formal que nutrimos nossos espíritos ao dialogarmos com
esses pescadores (as), agricultores (as) e suas diferentes
formas de verem e entenderem o mundo perpassados por
um conhecimento milenar presentes nesses espaços, que os
fortalece e os liga diretamente aos saberes de mundo.
CONCLUSÕES
Realizar o aprofundamento de estudos existentes
sobre Educação de Jovens e Adultos de comunidades tra-
dicionais focados como principal instrumento de proble-
matização a Ecologia Cosmocena é legitimar quiçá, a cria-
ção como uma ciência potente e reveladora que foca na
preocupação da natureza como um todo, e também com a
verdadeira causa e principalmente com a origem das doen-
ças mais comuns da humanidade, que tem se refletido di-
retamente no desequilíbrio dos campos energéticos. Cons-
tatações essas que vivemos intensamente ao dialogarmos
com esses sujeitos agricultores (as), pescadores (as) que
possuem uma relação intrínseca com o meio em que vive
e que possui uma relação direta com a natureza e com
os recursos naturais de onde tira seus subsídios econômi-
cos de sobrevivência. Diante das grandes transformações
que ambiente vem sofrendo principalmente pelo fomen-
to do sistema capitalista é importante que nesses espaços
de educação formal ou informal se faça o diálogo sobre
o horizonte que busca modificar a relação sujeito-objeto