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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
siderar a hipótese de transferir uma experiência ao outro,
ignorando o que o outro já traz de bagagem de vida. Seria
leviano entender que o jovem só tem a aprender e o adulto
só tem a ensinar. Mais lógico pensar que experimentamos
sempre e juntos, integrados.
Integrar-se com o outro é também permitir-se o des-
cobrimento maior a que se pode chegar: o de si mesmo. Por
ti, e por outros que te inspiraram, sabemos que o Eu só exis-
te na relação com o Tu, na troca respeitosa. Quando abrimos
espaço para a experiência do outro, permitimos que ocorra
a nossa própria construção.
Mas, talvez você tenha pensado que, passada a dita-
dura, nossos jovens encontrariam melhor terreno para ex-
perimentar. Avançamos pouco. Recuamos. Ainda não nos
perguntamos para onde vamos porque estamos na primeira
pergunta, querendo saber, afinal, quem somos?
Ouvimos você dizendo que somos a relação entre a
herança genética e a herança cultural e histórica. Mas como
estas relações são construídas? Pela escuta atenta, pela con-
sideração de que existe um Tu, podemos supor. Mas, o que
você diria a respeito da escola sem partido?
Nossos professores e jovens experimentam tal dilema,
têm sofrido as consequências e muitos, pasme, têm prefe-
rido se abrigar na alienação porque os debates estão muito
polarizados. Como lidar com as diferenças de opinião se não
as experimentam? O que pensa sobre isso?
“O que os jovens necessitam é precisamente do teste-
munho da diferença e o direito de discutir a diferença. Isto é
o que deveria acontecer. Quão bonito é para os estudantes
acabar de ouvir um professor ou professora progressista fa-
lar sobre utopia, criticando, por exemplo, um discurso neo-
liberal – que agora está espalhando pelo mundo a terrível
ideologia do fatalismo – e ouvir, depois que aquele profes-
sor ou professora se retira da sala, outro ou outra, que entra,
defendendo o discurso liberal. ” (FREIRE, 2016, p. 35)
Então, Paulo, você está nos dizendo que quanto mais
expostos à diversidade de opinião, mais capazes serão os