XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
755
EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO DE
JOVENS E ADULTOS A PARTIR DO PARECER
11/2000: UM DIÁLOGO ENTRE OS DADOS
ESTATÍSTICOS OFICIAIS E A PEDAGOGIA
DO OPRIMIDO DE PAULO FREIRE
Márcia Taborda
1
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar as funções da
EJA de acordo com o Parecer 11/2000 do Conselho Nacional
de Educação/Câmara de Educação Básica (BRASIL, 2000), cor-
relacionando-as com os dados estatísticos para fins de com-
posição argumentativa. Propõe-se, ainda, a uma breve refle-
xão problematizadora com base na Pedagogia do Oprimido,
de Paulo Freire, acerca das questões apresentadas.
Para o estudo foram utilizados documentos oficiais,
assim como fontes de dados como o IBGE, Censos (de 2000,
2010 e 2017), PNAD, Agência Brasil e a obra Pedagogia do
Oprimido de Paulo Freire.
A metodologia de cunho exploratório-descritiva ca-
racteriza-se como pesquisa documental e bibliográfica.
UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO PARECER 11/2000
O Parecer 11/2000 refere-se às Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e foi aprova-
do em 10 de maio do ano de 2000 (BRASIL, 2000).
Propõe-se às funções reparadora, equalizadora e qua-
lificadora e tem como principal objetivo
assegurar o pleno exercício desse direito: a edu-
cação primária deverá ser obrigatória e acessível
gratuitamente a todos; a educação secundária em
suas diferentes formas, inclusive a educação secun-
1
UNISINOS, Mestrado em Educação, bolsista CAPES,
marcia.taborda.rp@ gmail.com