XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
Comunicando-nos, podemos nos integrar. Integrados,
podemos ser livres. Sendo livres, podemos criar. Criando,
podemos! Porque sabemos de nossa capacidade criativa,
não nos acomodamos ao meio. Ao contrário, modificamos
o meio para que este atenda às nossas necessidades. Esta é
nossa essência humana.
De acordo contigo, integrar-se é a vocação natural do
homem, mas, para que isso ocorra, é mister uma atitude per-
manentemente crítica que supere a atitude do simples ajus-
tamento e acomodação. Isso nos faria estar conectados com
os temas e as demandas de nossa época e com o fim maior
da educação: integrar o sujeito com a sua realidade, com a
sua comunidade, com a solução de sua problemática real.
Assim, os jovens poderiam ler e reinventar, dialogicamente,
as palavramundos de suas comunidades, transformando-as
a partir da experimentação Política (com letras maiúsculas!),
da solidariedade e da liberdade.
REFERÊNCIAS
MORIN, E; DELGADO, C.
Reinventar a educação:
abrir ca-
minhos para a metamorfose da humanidade. Tradu-
ção de Irene Reis dos Santos. São Paulo: Palas Athena,
2016.
FREIRE, Paulo.; FREIRE, A.; OLIVEIRA, W.
Pedagogia da soli-
dariedade
. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.