XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 6 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E ALFABETIZAÇÃO
jovens de desenvolver senso crítico, de se posicionar politi-
camente, de produzir ideias próprias e não reproduzir ideias
enlatadas, nem ser manipulados?
Ou seja, sem este tipo de experiência política nossos
jovens estarão mais vulneráveis? Ficamos tentados a pensar
que esta vulnerabilidade interessa a muitos políticos e parti-
dos políticos, correto, mestre?
Edgar Morin e Carlos Delgado, em sua obra Reinven-
tar a Educação, inspiram-se em ti e retomam sua ideia de
que toda a educação é política. Alertam para a diferença
entre política e partido político. Como falar de política em
ambiente escolar? Estes autores respondem a esta indaga-
ção assim:
“Falemos de política com maiúsculas; de uma política
que consiste em tomar consciência do mundo em que se
vive, das relações democráticas que queremos que nele pre-
dominem e começaremos a entrever que existe um divórcio
entre a educação e essa política porque a educação está fa-
lhando em sua função de preparação dos seres humanos
para a vida.” (MORIN; DELGADO, 2016, p. 77)
Ou seja, quanto menos experiências vividas sobre a
política na educação mais falho será o preparo para a vida
e para a participação nela. Mais reféns estarão os jovens de
decisões tomadas por outrem. Mais inseguros. Este tal dis-
positivo – escola sem partido – que teria sido criado para
proteger o jovem, na verdade, o distanciaria do debate acer-
ca de sua existência e de suas capacidades de transforma-
ção social? De sua participação? A politicidade da educação,
afinal, não deveria ser banida e sim todo o contrário disso,
correto? O que você acha disso, você que viveu e sofreu a
ditadura?
“A politicidade da educação é a qualidade que a edu-
cação tem de ser política. E um princípio relacionado com
esta qualidade é que a educação nunca foi nem nunca será
neutra. Eu não estou falando de partidos, dos Democratas
ou dos Republicanos, mas apenas analisando a natureza do
processo educacional. Claro, os partidos têm não somente o