XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ACOLHIDA COMO ESTRATÉGIA
METODOLÓGICA PARA A PARTE INICIAL DE
UMA AULA: FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Sastria de Paula Rodrigues
1
Bento Selau
2
INTRODUÇÃO
Com os avanços tecnológicos e as mudanças sociais
verificados nos últimos anos, percebe-se que a Educação
vem passando por um movimento renovador. Neste con-
texto de profundas transformações, impõe-se o tema da
inclusão escolar/social de pessoas com deficiências, respal-
dada por documentos, como: a “Convenção de Direitos da
Criança” (1990), a “Declaração sobre Educação para Todos”
(1990), a “Declaração de Salamanca” (1994) que afirmam o
direito à educação de todos, exigindo diferentes práticas
pedagógicas, compatíveis com as necessidades específicas
de cada aluno e capazes de promover o desenvolvimento
das potencialidades de pessoas com necessidades especiais
(BRASIL. PNEE, 1994). Esse entendimento requer a ampliação
e o fortalecimento da educação e da sociedade inclusiva.
Com base nessas considerações construiu-se uma pesqui-
sa-intervenção desenvolvida junto a alunos com Deficiência
Intelectual (DI), inseridos em classe regular de ensino, cujo
objetivo foi planejar e implementar uma intervenção peda-
gógica, tendo, como sujeitos-foco, alunos com deficiência
intelectual, utilizando, como recurso pedagógico, um jogo
educacional digital de Matemática, procurando avaliar se o
uso dessa tecnologia, mediado pela professora na coletivi-
dade, contribuiu para a aprendizagem dos conceitos cientí-
ficos do referido campo curricular.
1
Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção-Pelotas/
RS. Docente nos anos iniciais e Laboratório de Informática. E-mail:
sastria@ bol.com.br2
Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Professor do Programa de
Pós-Graduação em Educação. E-mail:
bentoselau@gmail.com