Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1541 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1541 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1541

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ACOLHIDA COMO ESTRATÉGIA

METODOLÓGICA PARA A PARTE INICIAL DE

UMA AULA: FOCO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Sastria de Paula Rodrigues

1

Bento Selau

2

INTRODUÇÃO

Com os avanços tecnológicos e as mudanças sociais

verificados nos últimos anos, percebe-se que a Educação

vem passando por um movimento renovador. Neste con-

texto de profundas transformações, impõe-se o tema da

inclusão escolar/social de pessoas com deficiências, respal-

dada por documentos, como: a “Convenção de Direitos da

Criança” (1990), a “Declaração sobre Educação para Todos”

(1990), a “Declaração de Salamanca” (1994) que afirmam o

direito à educação de todos, exigindo diferentes práticas

pedagógicas, compatíveis com as necessidades específicas

de cada aluno e capazes de promover o desenvolvimento

das potencialidades de pessoas com necessidades especiais

(BRASIL. PNEE, 1994). Esse entendimento requer a ampliação

e o fortalecimento da educação e da sociedade inclusiva.

Com base nessas considerações construiu-se uma pesqui-

sa-intervenção desenvolvida junto a alunos com Deficiência

Intelectual (DI), inseridos em classe regular de ensino, cujo

objetivo foi planejar e implementar uma intervenção peda-

gógica, tendo, como sujeitos-foco, alunos com deficiência

intelectual, utilizando, como recurso pedagógico, um jogo

educacional digital de Matemática, procurando avaliar se o

uso dessa tecnologia, mediado pela professora na coletivi-

dade, contribuiu para a aprendizagem dos conceitos cientí-

ficos do referido campo curricular.

1

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Joaquim Assumpção-Pelotas/

RS. Docente nos anos iniciais e Laboratório de Informática. E-mail:

sastria@ bol.com.br

2

Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA. Professor do Programa de

Pós-Graduação em Educação. E-mail:

bentoselau@gmail.com