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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
do, na compreensão de sua realidade pessoal e social, no
trabalho coletivo e na crença no potencial dos estudantes,
contribuiu para o desenvolvimento dos conceitos científicos
das alunas com DI relativamente às frações, provocando, no
espaço escolar, profundas reflexões sobre a proposta inclu-
siva.
OBJETIVOS
Geral
Situar a acolhida como estratégia metodológica es-
sencial da parte inicial de aula, especialmente no âmbito da
educação escolar de alunos DI.
Específicos
Aproximar a teoria de Vygotski e os estudos de Paulo
Freire na realização da intervenção pedagógica.
Compreender o conceito de amorosidade e seus des-
dobramentos na perspectiva freireana.
REFERENCIAL TEÓRICO
A construção do referencial teórico ocorreu por meio
da análise minuciosa de construções relativas à deficiência
e, no caso da pesquisa-intervenção, da DI. Para tanto, foram
utilizadas fontes primárias, as quais contêm os trabalhos ori-
ginais de Lev Vygotski e Paulo Freire, e fontes secundárias,
produções de autores que interpretam os trabalhos desses
teóricos. O primeiro eixo teórico refere-se à DI em sua tra-
jetória histórico-conceitual. A história da humanidade está
marcada por múltiplas tentativas de conceituar a deficiência,
resultantes de visões sociais e/ou científicas predominantes
em cada etapa da trajetória humana. O segundo eixo teórico
se configura pelas ideias de Paulo Freire (1992) que defende
o pressuposto de que a educação dos sujeitos acontece a
partir das relações sociais e do ambiente de amorosidade