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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

do, na compreensão de sua realidade pessoal e social, no

trabalho coletivo e na crença no potencial dos estudantes,

contribuiu para o desenvolvimento dos conceitos científicos

das alunas com DI relativamente às frações, provocando, no

espaço escolar, profundas reflexões sobre a proposta inclu-

siva.

OBJETIVOS

Geral

Situar a acolhida como estratégia metodológica es-

sencial da parte inicial de aula, especialmente no âmbito da

educação escolar de alunos DI.

Específicos

Aproximar a teoria de Vygotski e os estudos de Paulo

Freire na realização da intervenção pedagógica.

Compreender o conceito de amorosidade e seus des-

dobramentos na perspectiva freireana.

REFERENCIAL TEÓRICO

A construção do referencial teórico ocorreu por meio

da análise minuciosa de construções relativas à deficiência

e, no caso da pesquisa-intervenção, da DI. Para tanto, foram

utilizadas fontes primárias, as quais contêm os trabalhos ori-

ginais de Lev Vygotski e Paulo Freire, e fontes secundárias,

produções de autores que interpretam os trabalhos desses

teóricos. O primeiro eixo teórico refere-se à DI em sua tra-

jetória histórico-conceitual. A história da humanidade está

marcada por múltiplas tentativas de conceituar a deficiência,

resultantes de visões sociais e/ou científicas predominantes

em cada etapa da trajetória humana. O segundo eixo teórico

se configura pelas ideias de Paulo Freire (1992) que defende

o pressuposto de que a educação dos sujeitos acontece a

partir das relações sociais e do ambiente de amorosidade