XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1543
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
-se indispensável encontrar estratégias que aproveitassem
o potencial de aprendizagem dos alunos com deficiência,
valorizando o pressuposto de que a aprendizagem se faz na
relação entre sujeitos.
Assim, com a intenção de encontrar novas possibili-
dades educativo-pedagógicas para a inclusão escolar des-
sas estudantes, foi utilizada a metodologia intervencionis-
ta, composta por encontros mediados pela pesquisadora,
utilizando, como recurso pedagógico, o jogo educacional
digital. Os encontros de intervenção realizaram-se, princi-
palmente, no Laboratório de Informática da Escola.
Os instrumentos de coleta de dados foram obtidos
por meio de observações das alunas com DI nos encontros
de intervenção, de análise documental e de entrevistas com
profissionais da Escola. O referencial teórico, que orientou
o trabalho, baseou-se nos estudos de Lev Vygotski (1896-
1934), autor russo, cuja obra apresenta contribuições, prin-
cipalmente, nas áreas da Psicologia, Pedagogia e Linguística,
caracterizando-se como interdisciplinar. Essa característica
favoreceu incursões em diversos campos teóricos, dentre os
quais os fundamentos defendidos por Paulo Freire.
Dessa trajetória, destaca-se o eixo temático da amoro-
sidade (FREIRE) que permitiu definir a acolhida como pon-
to de partida da experiência realizada. Em Vygotski, foram
identificadas, de modo especial, informações referentes à
DI, às vias colaterais, à zona de desenvolvimento potencial,
ao trabalho colaborativo, o que serviu para serem encon-
tradas novas possibilidades educativo-pedagógicas frente
ao paradigma da inclusão social/escolar. Para tanto, a me-
todologia intervencionista previa a realização de encontros
mediados pela pesquisadora na coletividade. A partir daí, foi
possível transitar pelos pressupostos destacados por Freire,
tendo a acolhida como condição essencial à inclusão escolar
de duas alunas com DI.
O estudo indicou que uma mudança na metodologia
de ensino, contando com a ação mediadora da pesquisa-
dora, pautada, fundamentalmente, na acolhida ao educan-