XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1549
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ção, seus valores, seus objetivos” (CHIZZOTTI, 2008, p. 26).
Buscando inferir os resultados alcançados com este projeto
de intervenção, foram utilizados, para coleta de dados, os
seguintes instrumentos: observação, análise documental e
entrevista semiestruturada.
ANÁLISE
A análise interpretativa e discussão dos dados aufe-
ridos no desenvolvimento da proposta foram organizadas
em duas categorias: pensamento dos professores sobre
Educação Inclusiva na Escola e Efeitos da intervenção no
processo de aprendizagem do aluno com DI. Os dados re-
lativos à segunda categoria subdividiram-se em duas sub-
categorias: acolhida como ponto de partida e frações no
Scratch
. Com a intenção de atender ao propósito do even-
to, centra-se a análise somente na subcategoria “Acolhida
como ponto de partida”.
O momento da acolhida, durante a realização da in-
tervenção, foi proposto com o objetivo de possibilitar o es-
tabelecimento de vínculos entre pesquisadora e sujeitos da
pesquisa, o que foi fundamental para o desenvolvimento
do trabalho de investigação, visto que, nesta intervenção,
corroboro com Freire (1996, p. 103) quando afirma que: “O
clima de respeito que nasce de relações justas, sérias, humil-
des, generosas, em que a autoridade docente e as liberda-
des dos alunos se assumem eticamente, autentica o caráter
formador do espaço pedagógico”.
Salienta-se que, no momento da acolhida, se buscou
mostrar que, no contexto escolar, é possível alterações na
prática pedagógica, sem comprometimento do ensino e
da aprendizagem, como também, deixar os envolvidos e,
principalmente as alunas, mais descontraídas, participativas,
além de associar sentimentos positivos em relação à inter-
venção. Outro aspecto observado durante as atividades da
acolhida foi um maior protagonismo das alunas com DI pe-
rante seus colegas.