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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

além de atos afetuosos: exige a materialização de atos cons-

cientes em direção à autonomia, à liberdade, ao próprio

processo de formação humana.

Este texto, como ensinava Freire, não se entende aca-

bado. Traz a marca da incompletude e, consequentemen-

te, do desafio da continuidade e ampliação da experiência.

Possibilita, pois, o encontro com outras indagações, enca-

minhando para tantas outras buscas no sentido da inclusão

escolar/social de alunos com DI, geradas e construídas na

amorosidade presente na prática educativa.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para

Assuntos Jurídicos. Decreto nº 99.710, de 21 de no-

vembro de 1990.

Convenção sobre os Direitos da

Criança.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Es-

pecial.

Política Nacional de Educação Especial.

Bra-

sília: MEC/SEESP, 1994.

CHIZZOTTI, Antonio.

Pesquisa Qualitativa em Ciências Hu-

manas e Sociais.

2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

DAMIANI, Magda Floriana e outros.

Discutindo pesquisa

do tipo intervenção pedagógica.

Disponível em:

<https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/ca duc/article/view/3822/3074>

. Acesso em: 15 Dez.

2015.

FREIRE, Madalena (org).

Rotina:

construção do tempo na

relação pedagógica. 2. ed. São Paulo: PND Produções

Gráficas Ltda, 1998.

FREIRE, Paulo.

Pedagogia da Esperança:

um reencontro

com a Pedagogia do Oprimido. 6. ed. Rio de Janeiro:

Paz e Terra, 1992.

______.

Política e Educação:

ensaios. São Paulo: Cortez, 1993.

______.

Pedagogia da Autonomia:

saberes necessários à

prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.