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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
reação que se verifica nas relações que se dão na
vida não humana. No nível da existência, a primeira
afirmação a ser feita é a de que o processo de saber
é social, de que, porém, a dimensão individual não
pode ser esquecida ou sequer subestimada.
A amorosidade defendida por Freire assume posição
relevante na pesquisa-intervenção, assim como ainda expõe
Leal (2005, p. 25):
Via o amor como uma tarefa do sujeito, portanto
não acreditava na educação sem amorosidade. Para
ele, quem não é capaz de amar os seres inacaba-
dos não pode educar, porque não terá condições
de compreender e respeitar o próximo. O homem
é um ser de relações, que está no mundo e com o
mundo, e isto o torna um ser capaz de relacionar-
-se, de projetar-se nos outros e de transcender.
A intervenção propôs uma prática educativa com ca-
racterísticas inovadoras e pertinentes à realidade das alunas
com DI, cuja base teórica também manteve coerência com
o pensamento de Paulo Freire: “Ensinar e aprender para o
educador progressista coerente são momentos do processo
maior de conhecer. Por isso mesmo, envolvem busca, viva
curiosidade, equívoco, erro, serenidade, rigorosidade, sofri-
mento, tenacidade, mas também satisfação, prazer, alegria”
(FREIRE, 1993, p. 70).
A esse respeito, Freire (1996, p. 159) afirma que o
querer bem significa “[...] de fato, que a afetividade não me
assusta, que não tenho medo de expressá-la. Significa esta
abertura ao querer bem, a maneira que tenho de autentica-
mente selar o meu compromisso com os educandos, numa
prática específica do ser humano”.
Freire (1996) compreendia a acolhida como o momen-
to em que se estabelece uma relação de simpatia amoro-
sa entre educador e educando, aceitando-se um ao outro
na sua individualidade. Essa relação amorosa e, ao mesmo
tempo, respeitosa, representa o tempo em que ambos in-
teragem e se complementam por meio de uma atividade
dialógica, não com as mesmas ideias e posições, mas respei-