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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

como consequência desejável a melhoria da qualidade de

vida das pessoas”.

Pretendendo que a atividade (jogo) fosse profícua aos

sujeitos da intervenção, decidiu-se estruturá-lo por meio

da organização de uma rotina, entendida aqui como uma

sequência de atividades ou etapas. A esse respeito, Freire

(1998, p. 43-44) preconiza:

A rotina estrutura o tempo (história), o espaço

(geografia) e as atividades, onde os conteúdos são

estudados. A criança, para construir o conceito de

tempo, percorre um longo processo. Inicialmente

concebe o tempo, não como uma continuidade de

acontecimentos, atividades, constituindo um todo,

mas somente vê partes, não consegue articular par-

te/todo sincronizadamente, mediada pela rotina

localiza-se no tempo, no espaço e nas atividades.

É neste sentido que a rotina é alicerce básico para

que o grupo construa seus vínculos, estruture seus

compromissos, cumpra suas tarefas, assuma suas

responsabilidades para que a construção do conhe-

cimento possa acontecer.

Descreve-se, a seguir, a estrutura de um desses en-

contros, denominados de encontro típico, pois é este o em-

blema de uma rotina utilizada.

a) Primeiro Momento – Acolhida aos alunos no Labo-

ratório de Informática da Escola representada aqui

como atividade inicial;

b) Segundo Momento – Retomada das atividades de-

senvolvidas no encontro anterior;

c) Terceiro Momento – Jogar com mediação da profes-

sora-pesquisadora;

d) Quarto Momento–Relato sobre as atividades de-

senvolvidas e representada como atividade final.

A intervenção caracterizou-se como qualitativa, ou

seja, não tem um padrão único, porque admite que “[...] a

realidade é fluente e contraditória e os processos de inves-

tigação dependem também do pesquisador – sua concep-