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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Durante o momento da acolhida, foi ratificado o en-

tendimento de que as relações afetivas estabelecidas no

contexto escolar são responsáveis por aproximar ou afastar

os alunos do conhecimento e afetar seus processos cogniti-

vos. O componente afetivo permeia o processo de internali-

zação. O aparecimento das relações cognitivas necessárias à

realização daquele processo foi exigido pelos estados emo-

cionais e pelas necessidades afetivas do sujeito. Isso signi-

fica dizer que, no processo de internalização, os aspectos

cognitivo e afetivo se mostram intimamente entrelaçados.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Os objetivos previstos para o momento da acolhida

foram satisfatoriamente atingidos. Estabeleceram-se, de

imediato, vínculos com as alunas com DI, confirmando o

pressuposto defendido por Vygotski e Freire que conside-

ram o aspecto emocional e afetivo tão importantes quanto

outros aspectos e deverão merecer a atenção dos educado-

res nas mesmas proporções observadas em relação à inteli-

gência e à vontade dos sujeitos.

Outro objetivo definido para o momento da acolhida

referiu-se ao despertar do interesse das alunas pela abor-

dagem relativa aos números racionais. Procurou-se desen-

volver atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendi-

zagem, o que agradou imensamente as alunas, as quais se

mostraram descontraídas, participativas, estimuladas, prota-

gonistas de seu aprendizado. Reafirma-se que as relações

afetivas, presentes no processo ensino-aprendizagem, apro-

ximaram as alunas do conhecimento, conforme ressaltam

Vygotski (1995 -1997) e Freire: as relações afetivas propor-

cionam o desenvolvimento das diversas funções psicológi-

cas do sujeito. Destaca-se, ainda, que as interações entre os

participantes da pesquisa-intervenção estiveram carregadas

de sentimentos e emoções, permitindo que aspectos meto-

dológicos e relações interpessoais positivas se interinfluen-

ciassem e se determinassem mutuamente. Nesse sentido, a

amorosidade, foco central deste artigo, materializa-se para