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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Durante o momento da acolhida, foi ratificado o en-
tendimento de que as relações afetivas estabelecidas no
contexto escolar são responsáveis por aproximar ou afastar
os alunos do conhecimento e afetar seus processos cogniti-
vos. O componente afetivo permeia o processo de internali-
zação. O aparecimento das relações cognitivas necessárias à
realização daquele processo foi exigido pelos estados emo-
cionais e pelas necessidades afetivas do sujeito. Isso signi-
fica dizer que, no processo de internalização, os aspectos
cognitivo e afetivo se mostram intimamente entrelaçados.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Os objetivos previstos para o momento da acolhida
foram satisfatoriamente atingidos. Estabeleceram-se, de
imediato, vínculos com as alunas com DI, confirmando o
pressuposto defendido por Vygotski e Freire que conside-
ram o aspecto emocional e afetivo tão importantes quanto
outros aspectos e deverão merecer a atenção dos educado-
res nas mesmas proporções observadas em relação à inteli-
gência e à vontade dos sujeitos.
Outro objetivo definido para o momento da acolhida
referiu-se ao despertar do interesse das alunas pela abor-
dagem relativa aos números racionais. Procurou-se desen-
volver atividades lúdicas no desenvolvimento da aprendi-
zagem, o que agradou imensamente as alunas, as quais se
mostraram descontraídas, participativas, estimuladas, prota-
gonistas de seu aprendizado. Reafirma-se que as relações
afetivas, presentes no processo ensino-aprendizagem, apro-
ximaram as alunas do conhecimento, conforme ressaltam
Vygotski (1995 -1997) e Freire: as relações afetivas propor-
cionam o desenvolvimento das diversas funções psicológi-
cas do sujeito. Destaca-se, ainda, que as interações entre os
participantes da pesquisa-intervenção estiveram carregadas
de sentimentos e emoções, permitindo que aspectos meto-
dológicos e relações interpessoais positivas se interinfluen-
ciassem e se determinassem mutuamente. Nesse sentido, a
amorosidade, foco central deste artigo, materializa-se para