XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
que lhe são disponibilizados. Entende a aprendizagem como
possibilidade social. No contexto sociocultural, o discente
assimila o conteúdo da experiência cultural, assim como os
métodos e os modos da conduta cultural e do pensamento.
Na realização do primeiro momento da intervenção, quatro
ideias buscadas em Freire (2016) estiveram presentes, orien-
tando os procedimentos metodológicos:
a) É preciso ousar para reorientar/ressignificar a práti-
ca inclusiva:
Com os sentimentos, com as emoções, com os de-
sejos, com os medos¸ com as dúvidas, com a paixão
e também com a razão crítica. Jamais com esta ape-
nas (...). A tarefa de ensinar é uma tarefa profissional
que exige (...) amorosidade, criatividade, competên-
cia científica, mas recusa a estreiteza cientificista...
(p. 29).
b) “O processo de ensinar, que implica o de educar e
vice-versa, envolve a ‘paixão de conhecer’ que nos
insere numa busca prazerosa, ainda que nada fácil”
(p. 30).
c) A ação metodológica vive a tensão dialética entre
teoria e prática: “Pensar a prática como a melhor
maneira de aperfeiçoar a prática. Pensar a prática
através de que se vai reconhecendo a teoria nela
embutida. A avaliação da prática como caminho de
formação teórica e não como instrumento de mera
recriminação...” (p. 34).
Em relação ao processo do saber, Freire (p. 180-181)
destaca:
Uma afirmação inicial que poderemos fazer ao nos
indagar em torno do processo de saber, tomado
agora como fenômeno vital é que, em primeiro lu-
gar, ele se dá na vida e não apenas na existência
que nós, mulheres e homens, criamos ao longo da
história, com os materiais que a vida nos ofereceu.
Mas é o saber de que nos tornamos capazes de
gestar que nos interessa aqui e não de certo tipo de