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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

tização não é um estado ao qual se chega, mas um processo

cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não

termina ao finalizar a escola primária” (Ferreiro, 1999, p. 47).

Tecendo esses entendimentos teóricos, sobre escola,

autoria, subjetividade e conscientização, autores como: Pau-

lo Freire, Humberto Maturana, Francisco Varela, Nize Pellan-

da ajudam a fundamentar a importância de refletir o lugar da

escola na produção de conhecimento e subjetividade. Além

destes brilhantes autores, no transcurso da escrita, aborda-

remos a importância das tecnologias no contexto escolar a

partir das narrativas dos estudantes e para essa discussão,

Gilbert Simondon e Pierre Levy contribuem quando utilizo o

conceito de tecnologia como extensão do humano e como

dispositivos de aprendizagem. Desse modo, os autores nos

convidam a pensar junto, a viver a aprendizagem como “um

ato criador, que envolve necessariamente, a compreensão

crítica da realidade” (FREIRE, 2011, p. 38-39). Neste cami-

nhar, outras demandas teóricas vão compondo o percurso

da experiência e da escrita, aparecendo no texto em forma

de citações que fundamentam as ações coletivas de alfabe-

tização com estudantes, sujeitos da pesquisa.

METODOLOGIA

Cartografando a experiência: um caminho produzido

ao caminhar

No final de 2015, em uma escola pública de Educação

Básica onde atuo como docente, foi constatado que muitos

alunos que cursariam o 5º ano em 2016 não eram alfabeti-

zados, para tentar resolver essa situação, a escola fez um ‘ni-

velamento’ e separou os alunos em duas turmas, uma com

alunos alfabetizados e outra com alunos não-alfabetizados.

Fiz um destaque na palavra nivelamento porque não corres-

ponde ao que eu acredito enquanto pedagoga. Acredito no

espaço escolar que acolhe as diferenças e não nas tentativas

de homogeneizar os contextos da educação. Mas, essa foi a

realidade vivida e não dá para ocultar nesta escrita.