XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
tização não é um estado ao qual se chega, mas um processo
cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não
termina ao finalizar a escola primária” (Ferreiro, 1999, p. 47).
Tecendo esses entendimentos teóricos, sobre escola,
autoria, subjetividade e conscientização, autores como: Pau-
lo Freire, Humberto Maturana, Francisco Varela, Nize Pellan-
da ajudam a fundamentar a importância de refletir o lugar da
escola na produção de conhecimento e subjetividade. Além
destes brilhantes autores, no transcurso da escrita, aborda-
remos a importância das tecnologias no contexto escolar a
partir das narrativas dos estudantes e para essa discussão,
Gilbert Simondon e Pierre Levy contribuem quando utilizo o
conceito de tecnologia como extensão do humano e como
dispositivos de aprendizagem. Desse modo, os autores nos
convidam a pensar junto, a viver a aprendizagem como “um
ato criador, que envolve necessariamente, a compreensão
crítica da realidade” (FREIRE, 2011, p. 38-39). Neste cami-
nhar, outras demandas teóricas vão compondo o percurso
da experiência e da escrita, aparecendo no texto em forma
de citações que fundamentam as ações coletivas de alfabe-
tização com estudantes, sujeitos da pesquisa.
METODOLOGIA
Cartografando a experiência: um caminho produzido
ao caminhar
No final de 2015, em uma escola pública de Educação
Básica onde atuo como docente, foi constatado que muitos
alunos que cursariam o 5º ano em 2016 não eram alfabeti-
zados, para tentar resolver essa situação, a escola fez um ‘ni-
velamento’ e separou os alunos em duas turmas, uma com
alunos alfabetizados e outra com alunos não-alfabetizados.
Fiz um destaque na palavra nivelamento porque não corres-
ponde ao que eu acredito enquanto pedagoga. Acredito no
espaço escolar que acolhe as diferenças e não nas tentativas
de homogeneizar os contextos da educação. Mas, essa foi a
realidade vivida e não dá para ocultar nesta escrita.