XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
viver o mundo que viveram em sua educação”. E ainda que
“o ato de educar se constitui no processo em que o sujeito
convive com o outro e, ao conviver com o outro, transfor-
ma-se espontaneamente, de forma que seu viver se faz mais
congruente com o do outro no espaço de convivência” (MA-
TURANA 2009, p. 29), neste caso – a escola.
Nesse entendimento, a produção de saber emerge
nos encontros e nesses encontros os sujeitos se reinventam,
tecem juntos atos complexos em um devir histórico, e ter
sido convidada para orientar vivências de alfabetização com
estes estudantes considerados não alfabetizados foi algo
que me fortaleceu como uma educadora em devir. Foi uma
oportunidade de viver na coletividade a Pedagogia Freiriana
da Esperança, do Compromisso e da Autonomia.
Em cada novo encontro vivido nesta pesquisa, uma
citação ou um texto de Freire iniciava a nossa metodologia
nos círculos de cultura, em forma de conversas, nas tessitu-
ras de aprendizagens, de subjetivação em um processo de
conscientização e de liberdade. Liberdade de ser, de viver
e de produzir conhecimento em um percurso vinculado à
vida, tendo a conscientização como um método para viver-
-sentir este estar livre.
ANÁLISE DOS RESULTADOS
Em meu longo percurso vivido na docência, nos estu-
dos e pesquisas na educação me faz pensar essa docência
e compreender que a aula que serve é aquela que acontece
na coletividade, no diálogo onde professor também é aluno
e aluno também é professor. Por isso foi muito significativo
a organização dessa experiência em um espaço coletivo de
aprendizagem, em rodas de conversas, que considero tam-
bém como “círculos de cultura” (Freire, 2001, p. 59), onde os
alunos convidados a existir, a participar, a conversar, pro-
duziram narrativas, narrativas de si, e, assim, foram se per-
cebendo autores do seu percurso de aprendizagem, da sua
vida, e, neste caminhar, construíram ações-reflexões capa-
zes de transformar a si e ao mundo/realidade onde vivem,