1566
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
______.
Pedagogia do compromisso
: América Latina e edu-
cação popular. Indaiatuba, SP: Villa das Letras, 2008.
______.
A importância do ato de ler
: em três artigos que se
completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.
______.
Pedagogia da Autonomia
: Saberes necessários à
prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Lei-
tura), 1996.
FOUCAULT, Michel.
Vigiar e punir
. Petrópolis: Vozes, 1987.
LÉVY, Pierre.
Filosofia World
: O Mercado, o Ciberespaço, a
Consciência. Porto Alegre, Instituto Piaget, 2001, 214
p. (Coleção Epistemologia e Sociedade).
MATURANA Humberto; VARELA, Francisco.
A árvore do co-
nhecimento
: as bases biológicas da compreensão hu-
mana. São Paulo: Editora Palas Athena, 2011
MATURANA, Humberto.
Emoções e linguagem na educa-
ção e na política
. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de
.
A car-
tografia como método de pesquisa-intervenção. IN:
PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Lilia-
na da (Orgs.)
Pistas do método da cartografia
: pes-
quisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto
Alegre: Sulina, 2012.
PELLANDA, Nize Maria Campos.
A música como reencan-
tamento
: um novo papel para a educação. Revista da
ABEM, Porto Alegre, V. 10, 13-18, mar. 2004.
ROMÃO, José Eustáquio. GADOTTI, Moacir.
Paulo Frei-
re e Amílcar Cabral: a descolonização das men-
tes.
São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Frei-
re, 2012. 124 p. (Série Unifreire, v.3). Disponível em
http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/bitstream/ handle/7891/3591/FPF_PTPF_12_094.pdf Acesso em 03/04/2018.SERRES, Michel.
A polegarzinha
: uma nova forma de viver
em harmonia e pensar as instituições, de ser e de sa-
ber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.