1570
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
renove, por meio da dialogicidade entre seus pares, colo-
cando no centro de discussão todos os conhecimentos, ex-
periências, vivências e novas propostas nesse ato reflexivo.
Partindo do pressuposto de que em nosso cotidiano
escolar a oportunidade de momentos de reflexão é cada vez
mais restrita, diante das políticas de educação e consideran-
do os desafios que temos que enfrentar, concordamos com
o pensamento de Freire ao dizer que “se, ao contrário, se
enfatiza ou exclusiviza a ação, com o sacrifício da reflexão,
a palavra se converte em
ativismo
(grifo do autor) [...] este ,
que é ação pela ação, ao minimizar a reflexão nega também
a práxis verdadeira e impossibilita o diálogo” (FREIRE, 1987,
p.44). Isso, em grande medida, é o acontece na escola ao
nos depararmos com demandas e normatizações relaciona-
das aos processos de implantação de sistemas privados de
educação nas redes públicas de ensino, em que o diálogo e
a reflexão para as tomadas de decisão são quase que ine-
xistentes. Por isso, é importante ampliar a reflexão sobre a
importância do ato de dialogar na escola.
O diálogo é o prenúncio de mobilidade e a palavra,
a ação primária dessa intencionalidade. Parte de que “o
mundo pronunciado, por sua vez, se volta problematizado
aos sujeitos pronunciantes, a exigir deles novo pronunciar”
(FREIRE, 1987, pág.44), o que justifica a importância de dia-
logarmos de forma produtiva e reflexiva sobre algo. Quan-
do apenas cumprimos o que nos é designado, ao mesmo
tempo em que ficamos remoendo nas conversas durante
o intervalo ou entre colegas nos corredores, percebemos o
descontentamento com o que não foi oportunizado: uma
conversa para a construção da proposta de trabalho.
Assim, na ausência da reflexão, nos limitamos a uma
prática fundada na racionalidade técnica, ou seja, uma [...]
perspectiva de formação [...] que desconsidera [...] as singu-
laridades de cada contexto, bem como a dinamicidade das
situações em que a experiência cotidiana requer, juntamente
com definições técnicas, opções políticas e éticas (FREITAS,
2014, p.59). Importa compreender, conforme Paulo Freire