Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1576 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1576 / 2428 Next Page
Page Background

1576

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

cados como se fossem corretos. O “esperançar” move a ir

atrás, a construir, a não desistir, a juntar-se a outros e a levar

adiante, fazendo as coisas de um modo diferente, compro-

metidos com o bemestar da coletividade, para uma socieda-

de democrática e com mais bonitezas para todos.

Palavras-chave:

conscientização; esperançar; libertação.

PALAVRAS INICIAIS...

Consciência e conscientização, o que significam essas

expressões? Para que servem? Quais suas relações com os

conceitos de liberdade e libertação? Os conceitos dicionari-

zados são suficientes ou trata-se de expressões com signifi-

cados particulares para cada ser humano?

Tentaremos entender, transitando pela “utopia dos so-

nhos possíveis”, até que ponto os interesses econômicos da

sociedade brasileira do século XXI conseguem sobrepujar

nossa crença no futuro e no que ele nos reserva, apesar de

suas incertezas.

Com Paulo freire, somos desafiados a ousar pôr em

prática um trabalho, por meio da educação, em prol da li-

bertação de pessoas oprimidas.

A coragem de pôr em prática um autêntico trabalho

de educação que identifica a alfabetização como um

processo de conscientização, criando condições para

que o oprimido, ao se apropriar da leitura e da es-

crita fosse também se apropriando de um processo

para sua libertação. Isso fez dele um dos primeiros

brasileiros a serem exilados. (LEME, 2016, p19)

A consequência da ousadia de Freire foi o exílio, mas

ele não abandonou o seu esperançar e sempre procurou ser

“um homem do seu tempo”. Enquanto seres vivendo em

sociedade precisamos estar atentos à realidade dos nossos

dias e ao que neles realizamos ou deixamos acontecer; nos-

sas ações (e omissões) poderão ser melhores ou nem tão

boas, para nós mesmos ou para outros. Podemos adotar

hábitos saudáveis ou nocivos durante uma gestação; edu-