XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1579
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
de agentes transformadores” (LEME, 2016, p.16). Vemos, en-
tão que, ainda que tomemos consciência da nossa realidade,
se não formos agentes de transformação social as estruturas
estabelecidas permanecerão vigentes.
Quanto à palavra “conscientização”, no Dicionário
Paulo Freire, o verbete escrito por Ana Lúcia Souza de Frei-
tas nos esclarece que muitos creditam a Freire a criação do
termo. Mas, o próprio Freire, em sua obra
Conscientização:
Teoria e Prática da Libertação
, “atribui a origem do termo
à equipe de professores do Instituto Superior de Estudos
Brasileiros (ISEB) e a difusão desse à D. Helder Câmara, por
traduzi-lo para o inglês e para o francês” (2008, p.99). São
palavras de Freire: “Quando ouvi pela primeira vez o termo
conscientização, percebi imediatamente a profundidade do
seu significado, pois estava absolutamente convencido de
que a educação, como prática de liberdade, é um ato de co-
nhecimento, uma abordagem crítica da realidade” (FREIRE,
2016, p.55). Ana Lúcia Souza de Freitas segue, no Dicionário
Paulo Freire, nos esclarecendo o que seja a conscientização
destacando, em seu conceito, a importância do comprome-
timento humano diante do contexto histórico-social:
A conscientização, compreendida como processo
de criticização das relações consciência-mundo, é
condição para a assunção do comprometimento
humano diante do contexto histórico-social. No
processo de conhecimento, o homem ou a mulher
tendem a se comprometer com a realidade, sen-
do essa uma possibilidade que está relacionada à
práxis humana
. É através da conscientização que
os sujeitos assumem seu compromisso histórico
no processo de fazer e refazer o mundo, dentro de
possibilidades concretas, fazendo e refazendo tam-
bém a si mesmos.
De acordo com a autora deste verbete, na obra de
Paulo Freire é possível distinguir três momentos distintos de
emprego do termo conscientização. Um primeiro momen-
to em que ele foi entendido como finalidade da educação
no sentido de “provocar uma atitude crítica”; um segundo