XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
car nossos filhos com responsabilidade ou abandona-los à
própria sorte; trabalhar em prol do bem comum ou buscar
vantagem própria em detrimento da coletividade; na indús-
tria automobilística, primar pela segurança ou optar somen-
te pela aparência e pelo custo; usar ingredientes saudáveis
ou vencidos na comida que vendemos; dirigir com respon-
sabilidade ou embriagados... Por vezes, estaremos sendo su-
jeitos de nossa história, conduzindo-a, noutras, “aceitamos”
ser apenas objetos dela, e ela nos conduzirá. De qualquer
forma, nosso comprometimento sempre será necessário e,
de acordo com Ana Lúcia Souza de Freitas, que escreve o
verbete sobre conscientização no Dicionário Paulo Freire, “o
comprometimento não é um ato passivo; implica não ape-
nas a consciência da realidade, mas também o engajamento
na luta para transformá-la” (2008, p.100).
Paulo Freire acreditava que a educação visa à liberta-
ção, que “educação não é só ciência. É arte e práxis, ação-re-
flexão, conscientização e projeto” (LEME, 2016, p.17); assim,
o tema da conscientização, para esse autor, está associado
também ao tema da liberdade, da libertação e da esperança.
Em nossa reflexão, partiremos diretamente dos conceitos do
Dicionário Paulo Freire a respeito das palavras: consciência,
conscientização, liberdade e libertação, em busca de uma
melhor compreensão do tema ora tratado.
Conscientização como Práxis
Comecemos com a palavra consciência. No Dicionário
Paulo Freire
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(2008, p.97), o autor Luiz Gilberto Kronbauer
trabalha o verbete “Consciência” retomando os níveis tra-
zidos pelo próprio Freire: intransitiva, transitiva ingênua e
transitiva crítica. Informa, ainda, que Freire discorre sobre
esses três tipos de consciência no livro
Educação como Prá-
tica da Liberdade
, nas páginas 59 e 60:
Ele denomina de “intransitividade da consciência”
a condição do ser humano que está imerso em sua
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STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.)