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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

car nossos filhos com responsabilidade ou abandona-los à

própria sorte; trabalhar em prol do bem comum ou buscar

vantagem própria em detrimento da coletividade; na indús-

tria automobilística, primar pela segurança ou optar somen-

te pela aparência e pelo custo; usar ingredientes saudáveis

ou vencidos na comida que vendemos; dirigir com respon-

sabilidade ou embriagados... Por vezes, estaremos sendo su-

jeitos de nossa história, conduzindo-a, noutras, “aceitamos”

ser apenas objetos dela, e ela nos conduzirá. De qualquer

forma, nosso comprometimento sempre será necessário e,

de acordo com Ana Lúcia Souza de Freitas, que escreve o

verbete sobre conscientização no Dicionário Paulo Freire, “o

comprometimento não é um ato passivo; implica não ape-

nas a consciência da realidade, mas também o engajamento

na luta para transformá-la” (2008, p.100).

Paulo Freire acreditava que a educação visa à liberta-

ção, que “educação não é só ciência. É arte e práxis, ação-re-

flexão, conscientização e projeto” (LEME, 2016, p.17); assim,

o tema da conscientização, para esse autor, está associado

também ao tema da liberdade, da libertação e da esperança.

Em nossa reflexão, partiremos diretamente dos conceitos do

Dicionário Paulo Freire a respeito das palavras: consciência,

conscientização, liberdade e libertação, em busca de uma

melhor compreensão do tema ora tratado.

Conscientização como Práxis

Comecemos com a palavra consciência. No Dicionário

Paulo Freire

3

(2008, p.97), o autor Luiz Gilberto Kronbauer

trabalha o verbete “Consciência” retomando os níveis tra-

zidos pelo próprio Freire: intransitiva, transitiva ingênua e

transitiva crítica. Informa, ainda, que Freire discorre sobre

esses três tipos de consciência no livro

Educação como Prá-

tica da Liberdade

, nas páginas 59 e 60:

Ele denomina de “intransitividade da consciência”

a condição do ser humano que está imerso em sua

3

STRECK, Danilo R; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.)