Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1575 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1575 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1575

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CONSCIENTIZAÇÃO,

ESPERANÇAR E LIBERTAÇÃO: (RE)

ENCONTROS COM PAULO FREIRE

Celso Ilgo Henz

1

Ivani Soares

2

RESUMO:

O tema deste artigo pretende ser um resgate

dos conceitos de consciência e conscientização e suas re-

lações com as

práxis

de liberdade e libertação. A obra que

inspirou esta escrita é “CONSCIENTIZAÇÃO”, de Paulo Frei-

re, com tradução de Tiago José Risi Leme. Nas palavras de

Moacir Gadotti, que prefaciou a obra, um livro nascido das

primeiras práticas do educador Paulo Freire no campo da

educação de adultos; uma reflexão crítica sobre a própria

práxis

do educador. O objetivo geral deste escrito é a pes-

quisa de cunho bibliográfico; não obstante, a dialética “lei-

tura de mundo, leitura da palavra” perpassa os constructos

do presente texto. Merece destaque, também, a perspectiva

do “esperançar” decorrente da compreensão e da interpre-

tação dos escritos freireanos sobre as concepções aborda-

das, tendo como contextos de fundo a realidade social e

educacional do Brasil no século XXI. Assim, reconhecemos

a importância de compreender o significado de cada uma

das “palavras-ações”, para entender que o futuro de todos

depende de cada um e desafiam a levar em consideração o

coletivo, rompendo com padrões até então aceitos e prati-

1

Doutor em Educação (UFRGS, 2003). Professor Associado 2 da UFSM.

Professor da LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do

PPGE/UFSM. Coordenador do Grupo de Estudos “DIALOGUS: educação,

formação e humanização com Paulo Freire”. E-mail:

celsoufsm@gmail.com.

2

Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade

Federal de Santa Maria; Colaboradora do Grupo

Dialogus

; Pós-Graduada

no Curso de Pós Graduação em Educação, Diversidade e Cidadania da

FAEL; Pós-Graduada em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera.

Graduada em Ciências Sociais (Direito) e em Letras (Língua Portuguesa,

Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade Regional Inte-

grada do Alto Uruguai e das Missões - URI.