XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1575
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
CONSCIENTIZAÇÃO,
ESPERANÇAR E LIBERTAÇÃO: (RE)
ENCONTROS COM PAULO FREIRE
Celso Ilgo Henz
1
Ivani Soares
2
RESUMO:
O tema deste artigo pretende ser um resgate
dos conceitos de consciência e conscientização e suas re-
lações com as
práxis
de liberdade e libertação. A obra que
inspirou esta escrita é “CONSCIENTIZAÇÃO”, de Paulo Frei-
re, com tradução de Tiago José Risi Leme. Nas palavras de
Moacir Gadotti, que prefaciou a obra, um livro nascido das
primeiras práticas do educador Paulo Freire no campo da
educação de adultos; uma reflexão crítica sobre a própria
práxis
do educador. O objetivo geral deste escrito é a pes-
quisa de cunho bibliográfico; não obstante, a dialética “lei-
tura de mundo, leitura da palavra” perpassa os constructos
do presente texto. Merece destaque, também, a perspectiva
do “esperançar” decorrente da compreensão e da interpre-
tação dos escritos freireanos sobre as concepções aborda-
das, tendo como contextos de fundo a realidade social e
educacional do Brasil no século XXI. Assim, reconhecemos
a importância de compreender o significado de cada uma
das “palavras-ações”, para entender que o futuro de todos
depende de cada um e desafiam a levar em consideração o
coletivo, rompendo com padrões até então aceitos e prati-
1
Doutor em Educação (UFRGS, 2003). Professor Associado 2 da UFSM.
Professor da LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do
PPGE/UFSM. Coordenador do Grupo de Estudos “DIALOGUS: educação,
formação e humanização com Paulo Freire”. E-mail:
celsoufsm@gmail.com.2
Mestranda em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade
Federal de Santa Maria; Colaboradora do Grupo
Dialogus
; Pós-Graduada
no Curso de Pós Graduação em Educação, Diversidade e Cidadania da
FAEL; Pós-Graduada em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera.
Graduada em Ciências Sociais (Direito) e em Letras (Língua Portuguesa,
Língua Inglesa e respectivas Literaturas) pela Universidade Regional Inte-
grada do Alto Uruguai e das Missões - URI.