XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
dizia que “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na
palavra, no trabalho, na ação-reflexão” (FREIRE, 1987, p.44).
Dentro de uma visão de gestão democrática, o diá-
logo se faz instrumento imprescindível na perspectiva da
melhoria na qualidade da educação, já que as decisões que
envolvem o contexto escolar são traçadas a partir desse e do
“encontro dos homens” que formam a comunidade escolar.
Já no que se refere às relações pedagógicas, em específico,
o diálogo se faz necessário para o encontro da supervisão
escolar com as práticas educativas na educação básica.
Segundo Paulo Freire,
Por isso, o diálogo é uma exigência existencial. E, se
ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o
agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser
transformado e humanizado, não pode reduzir-se a
um ato de depositar ideias de um sujeito no outro,
nem tampouco tornar-se simples troca das ideias
a serem consumidas pelos permutantes.[...] Porque
é encontro de homens que pronunciam o mundo,
não deve ser doação do pronunciar de uns a ou-
tros. A conquista implícita no dialogo é o mundo
pelos sujeitos dialógicos, não a de um pelo outro.
Conquista do mundo para a libertação dos homens.
(FREIRE, 1987, p.45).
A educação dialogada por seus profissionais torna-se
rica e qualificada; um caminho composto por práticas peda-
gógicas que levará à descoberta da liberdade. Parafrasean-
do Freire quando diz que “falar, por exemplo, em democra-
cia e silenciar o povo é uma farsa”, podemos dizer então que
falar sobre educação e silenciar o professor e o supervisor é
negar a palavra ou mesmo significa a produção de “palavras
inautênticas”.
Supervisores e professores ao se reunirem para o diá-
logo e a reflexão de suas práticas consolidam o que Paulo
Freire (1987, p.45) se refere como “[...] a supressão da situa-
ção opressora é possível restaurar o amor que nela estava
proibida”, pois ali é construído o espaço para expressarem
suas opiniões e conhecimentos a respeito da educação, para