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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

num primeiro momento, conseguimos avançar com políti-

cas educacionais e sociais voltadas para uma maior inclu-

são e dignidade de brasileiros e brasileiras sem condições

de humanidade e cidadania, a segunda década vem apon-

tando retrocessos educacionais e sociais que reforçam as

desigualdades nesses aspectos. Com as reformas neolibe-

rais, trabalhadores vêm perdendo seus direitos e as elites

ratificam suas ganâncias e práticas quase escravocratas; na

educação, reformas e projetos querem manter a dualidade

educacional, projetando que uma maior qualidade é para

quem tem mais posses, investindo em instituições privadas

e sucateando as públicas; os conservadores neoliberais ten-

tam, a toda força, capitaneando o “Escola sem Partido” es-

vaziar a possibilidade de uma educação para a criticidade, a

criatividade, a autonomia e a cidadania, sobretudo para as

classes empobrecidas. Não obstante, com Freire somos de-

safiados a não desistir e a fazer, no nosso esperançar, a luta

por uma sociedade e uma educação com condições para o

“Ser Mais” de todos.

Entre as liberdades e o esperançar

Mas, e quanto à liberdade? No Dicionário Paulo Freire,

Jung Mo Sung nos diz que ela “é um conceito central na

antropologia Paulo Freire, em torno do qual ele constrói a

sua teoria pedagógica” (2008, p.244) e nos informa que “sis-

temas e relações sociais injustas negam a humanização e a

liberdade”. Para o autor, a “luta pela libertação de situações

sociais e políticas opressivas é uma condição fundamental

para a realização da liberdade, mas não suficiente”. Freire

também analisa a dimensão subjetiva da liberdade. Para ele,

sob dois aspectos, a liberdade não é a possibilidade de rea-

lizar todos os desejos:

Primeiro [...] a vontade ilimitada é a vontade des-

pótica negadora de outras vontades [...] é a vonta-

de ilícita dos „donos do mundo

que, egoístas, só

veem a si mesmos. [...] a liberdade não se opõe à

liberdade alheia, [...] mas ela se realiza quando se