XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1585
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
processo de conscientização que cria condições para que
o oprimido se aproprie também de um processo para sua
libertação. O método pedagógico de Paulo Freire “funda-
mentava-se nas ciências da educação”, e sua “teoria da co-
dificação e decodificação das palavras e temas geradores”
eram uma leitura do mundo, da realidade e, por isso, seu
método devia ser “submetido ao crivo da práxis” (LEME
2016, p.20). Ratificando isso, na obra Pedagogia do Opri-
mido, Freire nos diz que “os homens são seres da práxis.
São seres do quefazer” (2016, p.167) e a
práxis
, para Freire,
é ação transformadora, pois “não há revolução com
verba-
lismos
, nem tampouco com
ativismo
, mas com
práxis
, por-
tanto, com
reflexão
e
ação
incidindo sobre as estruturas a
serem transformadas” (2016, p.168).
Impõe-se a dialogicidade entre a liderança revolu-
cionária e as massas oprimidas, para que, em todo
o processo de busca de sua libertação, reconheçam
na revolução o caminho da superação verdadeira
da contradição em que se encontram, como um
dos polos da situação concreta da opressão (FREI-
RE, 2016, p.170)
Os que têm mantido a exploração e a dominação so-
bre os silenciados não desejam que tomemos consciência
da necessidade de buscarmos a libertação. Freire sentiu isso
na própria pele. Por defender ideias desse tipo “foi um dos
primeiros brasileiros a serem exilados” (LEME, p.20, 2016).
Citando Freire na obra “Conscientização”, Leme nos
recorda que a “revolução deve dar-se no campo da cultura,
da transformação social via conscientização e organização,
as quais não se dão sem a reflexão, sem a teoria da ação re-
volucionária” (2016, p.24). O que seria uma “ação revolucio-
nária” e como isso pode auxiliar o processo de libertação?
Uma ação é revolucionária quando tem a potencialidade de
modificar padrões até então existentes e por todos aceitos.
Na obra Pedagogia do Oprimido lemos que “Se as massas
populares dominadas se acham incapazes de atender à sua
vocação de ser sujeito, será pela problematização de sua