Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1589 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1589 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1589

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

CURIOSIDADE E CONSCIÊNCIA PARA

FREIRE: UMA MARATONA PELA TRÍADE DO

CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR

Cineri Fachin Moraes

1

INTRODUÇÃO

Com o intuito de entender o processo de construção

do conhecimento a partir da tríade de Freire, que considera

a curiosidade ingênua, crítica e epistemológica, na perspec-

tiva de processo, de mudança de posição, de movimento é

que me valho da metáfora da maratona. Considerando que

o conhecimento envolve um processo de busca e que “só

existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta,

impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo,

com o mundo e com os outros” (FREIRE, 2015, p. 81) está a

tríade curiosidade ingênua, crítica e epistemológica. Consi-

derando a tríade supracitada, comparo-a a uma maratona,

no sentido de trajetória, de movimento, onde: a curiosida-

de ingênua estaria relacionada ao posicionamento inicial de

largada, ou seja, ao senso comum, ao modo como a reali-

dade é lida; a curiosidade crítica envolveria a dimensão da

análise de modo a desafiar/provocar o distanciamento em

relação ao posicionamento inicial no âmbito do processo de

construção do conhecimento; e, a curiosidade epistemológi-

ca estaria relacionada ao distanciamento da posição inicial,

considerando os deslocamentos entre a visão inicial da rea-

lidade com a interpretação desta, chegando, dessa forma, a

uma aproximação teórica com o conhecimento socialmen-

te construído. A maratona é permanentemente percorrida,

a posição inicial, está constantemente envolvida em novas

largadas, em novas experiências e possíveis aproximações

teóricas e interpretativas.

1

Universidade de Caxias do Sul - UCS, Programa de Pós-Graduação em

Educação PPGEDU/UCS – Doutorado em Educação,

cfmoraes@ucs.br