XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
CURIOSIDADE E CONSCIÊNCIA PARA
FREIRE: UMA MARATONA PELA TRÍADE DO
CONHECIMENTO NO COTIDIANO ESCOLAR
Cineri Fachin Moraes
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INTRODUÇÃO
Com o intuito de entender o processo de construção
do conhecimento a partir da tríade de Freire, que considera
a curiosidade ingênua, crítica e epistemológica, na perspec-
tiva de processo, de mudança de posição, de movimento é
que me valho da metáfora da maratona. Considerando que
o conhecimento envolve um processo de busca e que “só
existe saber na invenção, na reinvenção, na busca inquieta,
impaciente, permanente, que os homens fazem no mundo,
com o mundo e com os outros” (FREIRE, 2015, p. 81) está a
tríade curiosidade ingênua, crítica e epistemológica. Consi-
derando a tríade supracitada, comparo-a a uma maratona,
no sentido de trajetória, de movimento, onde: a curiosida-
de ingênua estaria relacionada ao posicionamento inicial de
largada, ou seja, ao senso comum, ao modo como a reali-
dade é lida; a curiosidade crítica envolveria a dimensão da
análise de modo a desafiar/provocar o distanciamento em
relação ao posicionamento inicial no âmbito do processo de
construção do conhecimento; e, a curiosidade epistemológi-
ca estaria relacionada ao distanciamento da posição inicial,
considerando os deslocamentos entre a visão inicial da rea-
lidade com a interpretação desta, chegando, dessa forma, a
uma aproximação teórica com o conhecimento socialmen-
te construído. A maratona é permanentemente percorrida,
a posição inicial, está constantemente envolvida em novas
largadas, em novas experiências e possíveis aproximações
teóricas e interpretativas.
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Universidade de Caxias do Sul - UCS, Programa de Pós-Graduação em
Educação PPGEDU/UCS – Doutorado em Educação,
cfmoraes@ucs.br