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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Por forte teor de emocionalidade. Pela prática não própria-

mente do diálogo, mas da polêmica. Pelas explicações mági-

cas.” (1980, p. 59). Dessa forma, a transitividade ingênua é a

posição inicial, a posição de largada como apresento na ma-

ratona, ao me referir a curiosidade ingênua. É um primeiro

desvio rumo a transitividade crítica, a qual, a partir de uma

educação pautada no diálogo, “se caracteriza pela profun-

didade na interpretação dos problemas. Pela substituição

de explicações mágicas por princípios causais. Por procurar

testar os “achados” e se dispor sempre a revisões”, enfim

correspondendo “a formas de vida altamente permeáveis,

interrogadoras, inquietas e dialogais” (FREIRE, 1980, p.60),

alavancado pelo momento histórico de urbanização e de di-

ferentes formas de vida.

É fundamental destacar que esse processo não acon-

tece de forma encadeada, em um deslocamento harmônico,

massivo e homogêneo. Há que se considerar também o fa-

natismo a que Freire (1980) se refere, no sentido de se deixar

ser conduzido, de acomodação, de perder a direção, tendo

em vista a forma como foi vedada a participação democráti-

ca e a forma de vida na história do nosso país.

Nesse sentido, a educação é o caminho, mas não uma

educação

desvinculada da vida, centrada na palavra, em que

é altamente rica, mas na palavra “milagrosamente”

esvaziada da realidade que deveria representar,

pobre de atividades com que o educando ganhe a

experiência do fazer, que desenvolveríamos no bra-

sileiro a criticidade de sua consciência, indispensá-

vel à nossa democratização. (FREIRE, 1980, p. 94-95)

E sim, numa educação que “desenvolva no nosso es-

tudante o gosto da pesquisa, da constatação, da revisão dos

“achados” — o que implicaria no desenvolvimento da cons-

ciência transitivo-crítica.” (FREIRE, 1980, p. 95).

E é nesse processo de transcender para além da pe-

culiaridade, para além da ingenuidade, se aproximando da

realidade sem acalento, mas com vinculação, que a curio-