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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Por forte teor de emocionalidade. Pela prática não própria-
mente do diálogo, mas da polêmica. Pelas explicações mági-
cas.” (1980, p. 59). Dessa forma, a transitividade ingênua é a
posição inicial, a posição de largada como apresento na ma-
ratona, ao me referir a curiosidade ingênua. É um primeiro
desvio rumo a transitividade crítica, a qual, a partir de uma
educação pautada no diálogo, “se caracteriza pela profun-
didade na interpretação dos problemas. Pela substituição
de explicações mágicas por princípios causais. Por procurar
testar os “achados” e se dispor sempre a revisões”, enfim
correspondendo “a formas de vida altamente permeáveis,
interrogadoras, inquietas e dialogais” (FREIRE, 1980, p.60),
alavancado pelo momento histórico de urbanização e de di-
ferentes formas de vida.
É fundamental destacar que esse processo não acon-
tece de forma encadeada, em um deslocamento harmônico,
massivo e homogêneo. Há que se considerar também o fa-
natismo a que Freire (1980) se refere, no sentido de se deixar
ser conduzido, de acomodação, de perder a direção, tendo
em vista a forma como foi vedada a participação democráti-
ca e a forma de vida na história do nosso país.
Nesse sentido, a educação é o caminho, mas não uma
educação
desvinculada da vida, centrada na palavra, em que
é altamente rica, mas na palavra “milagrosamente”
esvaziada da realidade que deveria representar,
pobre de atividades com que o educando ganhe a
experiência do fazer, que desenvolveríamos no bra-
sileiro a criticidade de sua consciência, indispensá-
vel à nossa democratização. (FREIRE, 1980, p. 94-95)
E sim, numa educação que “desenvolva no nosso es-
tudante o gosto da pesquisa, da constatação, da revisão dos
“achados” — o que implicaria no desenvolvimento da cons-
ciência transitivo-crítica.” (FREIRE, 1980, p. 95).
E é nesse processo de transcender para além da pe-
culiaridade, para além da ingenuidade, se aproximando da
realidade sem acalento, mas com vinculação, que a curio-