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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
dos verbos mais bonitos a serem conjugados. Eu esperanço
quando supero minhas limitações e vejo beleza no que tu
esperanças, para juntos esperançarmos uma realidade me-
lhor para todos. Somente quem tem consciência de seu pró-
prio inacabamento pode ter a humildade, virtude caracteri-
zada pela consciência das próprias limitações, de esperançar
os sonhos do outro. Os vaidosos não conseguem perceber
beleza e possibilidades nos sonhos do outro. Eles não es-
perançam, senão que apenas esperam que tudo seja como
sempre foi para que possam continuar sendo como sempre
foram, na maioria das vezes, à custa da coisificação de quem
fica impedido de ser. A vaidade é uma característica também
dos ditadores, dos autoritários, e não há esperança no au-
toritarismo, o que há ali é espera pacífica dos oprimidos, ca-
racterizada pela crença na possibilidade de obter resultados
positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida
pessoal, sem a exigência de uma ação concreta para que tal
resultado possa se manifestar.
Conscientização: compromisso com a transformação e a
libertação
Quanto à palavra libertação, é trabalhada no Dicioná-
rio Paulo Freire por Lauren Ila Jones, que inicia sua fala di-
zendo que “libertação é um conceito central no pensamen-
to freireano, intrinsecamente vinculado à liberdade, cons-
cientização e revolução” e que “Freire descreve a libertação
como uma práxis” (2008, p.247), “a educação libertadora é
um processo pelo qual o educador convida os educandos
a reconhecer e desvelar a realidade criticamente [...] não há
sujeitos que libertam e outros que são libertados já que não
há dicotomia entre sujeito e objeto. O libertar é dialógico”
(FREIRE
5
, 1985, p.102).
Freire nos diz sobre a coragem necessária para pôr
em prática um autêntico trabalho de educação como um
5
Citação feita pelo autor do verbete da fonte: FREIRE, Paulo. The politics of
education: culture, power, and liberation. Wesport, CT: Bergin and Garvey,
1985.