XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Considerando a importância dos estudos e experiên-
cias de educação popular de Paulo Freire, acredito que a
escola é ou poderá ser um lugar de/para liberdade, aprendi-
zagem, conscientização e reflexão sobre as realidades/situa-
ções vividas no contexto escolar e nas comunidades, ou seja,
“uma educação que procura desenvolver a tomada de cons-
ciência e a atitude crítica, graças à qual o homem escolhe e
decide, liberta-o em lugar de submetê-lo, de domesticá-lo,
de adaptá-lo” (FREIRE, 2001, p. 19).
Assim, neste contexto de produção de conhecimen-
tos, subjetividades, os alunos como autores, não só fizeram
parte de um contexto escolar, mas interviram e desse modo
transformaram, a si, seus percursos e suas realidades. Afinal
como nos diz Freire (2001, p. 20), “na medida em que o ho-
mem, integrado em seu contexto, reflete sobre este contexto
e se compromete, constrói a si mesmo e chega a ser sujeito”.
E nesta experiência o respeito à liberdade dos estudantes,
que não foram qualificados como analfabetos, mas como
pessoas que podem aprender a ler, a escrever, e aprender o
que mais desejar, fez muita diferença no percurso de ações
e reflexões vividas em um contexto escolar específico.
REFERÊNCIAS
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. Revis-
ta Educação Especial (UFSM), v. 30, p. 135-146, 2007.
FERREIRO, Emilia.
Com todas as letras
. São Paulo: Cortez, 1999.
FERREIRO, Emilia.
Reflexões Sobre Alfabetização
. São Pau-
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Conscientização: teoria e prática da liber-
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- uma introdução ao pensamento de Paulo Frei-
re. São Paulo: Centauro, 2001.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Esperança
: Um reencontro
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Terra, 1992.
______.
Cartas à Guiné Bissau:
registros de uma experiência
em processo. 5
ª
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.