XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2185
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
PRÁTICAS INTEGRATIVAS EM SAÚDE:
UMA CARTA PEDAGÓGICA DA INTERIORIDADE
GEOGRÁFICA AO INTERIOR HUMANO
Camila Giron
1
Dilmar Xavier Paixão
2
Porto Alegre, 07 de abril de 2018.
Irmãs queridas e queridos irmãos de crença, profissional
e gestor:
Foi, por acaso, que nos encontramos e fazemos, na
casualidade deste Dia Mundial da Saúde, o registro de ideias
movedoras desta comunhão dos nossos esforços para res-
gatar pulsares dos nossos corações, aspirações antigas e
porções de sonhos que, até então, ainda não eram sonhados
pela incompletude humana, compondo o mundo mais hu-
mano, fraterno, equilibrado e harmonioso entre as pessoas.
Esta carta registra estudos e pesquisas em andamento,
projetos no formato de ensino, de pesquisa e de extensão,
criatividade e intencionalidade da troca de conhecimentos
entre os saberes técnicos e saberes populares.
Esta carta pedagógica foi redigida com carinho, senti-
mentalismo e com as devidas ressalvas sobre clichês e rótulos
pregados por eixos dissonantes no meio universitário, para
dizer que acreditamos nas vibrações marcadoras das coinci-
dências aproximativas das emotividades e para reafirmar en-
sinamentos disponíveis no cotidiano que se revigoram.
1
Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem e integrante do Nú-
cleo de Estudos em Saúde Pública, Coletiva, Comunitária e do Trabalho-
-NES/UFRGS-CNPq. E-mail:
gironlife@gmail.com.2
Doutorando em Educação/PPGEDU-UFRGS. Mestre em Educação/UFSM.
Professor do Departamento de Assistência e Orientação Profissional-
-DAOP/EE/UFRGS. Lidera o Laboratório de Estudos sobre Ruído, Acústica,
Saúde, Educação Popular e Qualidade do Bem-Viver-LERASEQ/UFRGS-C-
NPq e o Núcleo de Estudos sobre Saúde Pública, Coletiva e do Trabalho/
UFRGS-CNPq. E-mail:
dilmarpaixao@yahoo.com.br