2188
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
possam ser experiências concretas na qualidade do bem vi-
ver das pessoas e direito à cidadania.
O exemplo do Reiki e da Auriculoterapia servem para
comprovar a acolhida e a preferência das pessoas e mostrar
que essa aderência não corresponde ao discurso oficial lo-
tado de promessas sem disponibilizar os recursos materiais
necessários às práticas. O Reiki e as demais PIS reconhece
a interioridade humana, a democratização, onde todos po-
dem aprender e participar. A beleza dessa terapia está na
energia inteligente, canalizada através das mãos, integração
entre o emocional, o físico, o mental e o espiritual da pessoa.
Dessa forma, traz harmonia e o poder natural de autocura,
o corpo equilibrado energeticamente, afastando doenças e
tornando o ser mais saudável (CARLI, 2007).
Cinco princípios permeiam o Reiki: ‘só por hoje, não
se zangue’, ‘não se preocupe’, ‘expresse sua gratidão’, ‘seja
aplicado no seu trabalho’, ‘seja gentil com os outros’. Mikao
Usui, descobridor do método, ensina que, se as pessoas
usassem esses princípios, seriam menos doentes e reco-
menda vigilância diária a manter o equilíbrio energético.
Investimentos para tratar doenças são altíssimos, en-
quanto a atenção básica - que busca a prevenção - trabalha
com o mínimo e a sociedade busca atendimento “médico”
– pouco de saúde - quando está debilitada. Saúde? Encon-
tramos essas práticas entre as profissões e processos forma-
dores de novos profissionais?
Gestor Público e Gestora:
Se nós queremos – e queremos – e ansiamos por aju-
da para que a epistemologia e a amplitude pedagógica se
configurem na anterioridade das experiências da cultura po-
pular, esperanças na transformação social para um mundo
melhor, que, outro mundo seja possível, temos consciência
dos obstáculos a essas práticas. As dificuldades residem na
falta de decisão política para que sejam implantadas e im-
plementadas essas práticas integrativas no cuidado da pro-
moção da saúde e da reabilitação das pessoas.