2192
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
INTRODUÇÃO
A partir do modelo atual de cuidado, este fragmenta-
do por tantas especialidades no âmbito da saúde, centrado
na medicalização e intervencionismo desejamos dissertar
que há a possibilidade de promover a reflexão sobre con-
ceitos gerais, quando estes estiverem relacionados com a
vida dos indivíduos e também quando estiverem de acordo
com o interesse dos mesmos.
Para a apresentação do relato será utilizada a mesma
dinâmica durante a ação com as adolescentes. Um novelo
de lã, o qual irá percorrer cada participante que anunciará
seus cuidados em saúde. Tendo como objetivo final a cria-
ção e compartilhamento de uma teia, demonstrando nossas
percepções comuns.
OBJETIVO
Relatar a atividade de roda de conversa ao qual pro-
porcionou aos acadêmicos experiência em novos movimen-
tos de diálogo e aprendizagem.
REFERENCIAL TEÓRICO
Roda de Conversa é definida para Melo et al. (2006)
como uma conversa que se aplica nos espaços coletivos de
contato entre equipes multiprofissionais, discentes e usuá-
rios como instrumento para desenvolver atividades de pro-
moção em saúde, favorecendo o aprendizado mútuo de for-
ma espontânea, estimulante e inovadora. Para Freire (1979)
o diálogo é visto como uma troca de conhecimento, não
havendo melhor nem pior, a ideia de falar com o outro não
por ele.
METODOLOGIA
Trata-se de um relato de experiência da atividade de
educação em saúde, uma roda de conversa com as adoles-