Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2192 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2192 / 2428 Next Page
Page Background

2192

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

INTRODUÇÃO

A partir do modelo atual de cuidado, este fragmenta-

do por tantas especialidades no âmbito da saúde, centrado

na medicalização e intervencionismo desejamos dissertar

que há a possibilidade de promover a reflexão sobre con-

ceitos gerais, quando estes estiverem relacionados com a

vida dos indivíduos e também quando estiverem de acordo

com o interesse dos mesmos.

Para a apresentação do relato será utilizada a mesma

dinâmica durante a ação com as adolescentes. Um novelo

de lã, o qual irá percorrer cada participante que anunciará

seus cuidados em saúde. Tendo como objetivo final a cria-

ção e compartilhamento de uma teia, demonstrando nossas

percepções comuns.

OBJETIVO

Relatar a atividade de roda de conversa ao qual pro-

porcionou aos acadêmicos experiência em novos movimen-

tos de diálogo e aprendizagem.

REFERENCIAL TEÓRICO

Roda de Conversa é definida para Melo et al. (2006)

como uma conversa que se aplica nos espaços coletivos de

contato entre equipes multiprofissionais, discentes e usuá-

rios como instrumento para desenvolver atividades de pro-

moção em saúde, favorecendo o aprendizado mútuo de for-

ma espontânea, estimulante e inovadora. Para Freire (1979)

o diálogo é visto como uma troca de conhecimento, não

havendo melhor nem pior, a ideia de falar com o outro não

por ele.

METODOLOGIA

Trata-se de um relato de experiência da atividade de

educação em saúde, uma roda de conversa com as adoles-