XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
seja considerada para além da simples produção de dados?
Os saberes falados utilizaram-se do “mapa falado” (FARIA
e FERREIRA NETO, 2006), uma ferramenta de diálogo, que
possibilita uma visão espacial do local, obter informações
exploratórias e uma visão geral da realidade. Seu maior ob-
jetivo não é completar o mapa, e sim propiciar o diálogo
entre os participantes.
Os “saberes falados” estão referenciados no contex-
to das metodologias participativas que encontram bases na
Pedagogia do Oprimido de Freire (2005). Na obra freiriana,
podemos entender que a participação ocorre quando o “ho-
mem” aprende a dizer a sua palavra, mas uma palavra signifi-
cada a partir do seu próprio universo cultural e ao DIZER a sua
palavra as pessoas vão assumindo a consciência de testemu-
nha da sua própria história. Assim vai se empoderando para,
na oportunidade devida, saber e poder dizer a sua palavra.
Se estamos tratando de produzir dados para apoiar a
elaboração de um diagnóstico socioterritorial, logo estamos
falando de pesquisa e uma abordagem na qual podemos
nos apoiar é a pesquisa-ação, para a qual Pinto (2014) su-
gere alguns pressupostos: 1) não é neutra, pois requer dos
que a praticam, um compromisso com as classes dominadas
e exploradas da sociedade em que vive; 2) afirma-se como
uma opção epistemológica e metodológica; 3) não é uma
lógica acabada, um método completo, e menos ainda um
receituário, mas é uma prática social, constituída por ou-
tras práticas com sentido e propósitos políticos; 4) busca a
produção coletiva de conhecimentos para uso coletivo; 5)
é uma prática pedagógica que busca integrar o potencial
de conhecimento científico. 6) reconhece-se também como
uma prática política; 7) enquanto prática científica essa
abordagem pode contribuir para a formulação de teorias,
invenção de novos procedimentos e instrumentos de análi-
se e, sobretudo, para a compreensão daquilo que é relevan-
te para a transformação das realidades.
Prevê-se para o momento da análise, ação posterior
aos “saberes falados”, o apoio de colaboradores externos,