XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2203
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
problemas como a miséria, a fome, a falta de saneamento
básico, de emprego, de acesso à educação, a saúde... Como
fica a dignidade? Essa situação fez e faz parte do cotidiano
de considerável parcela da população brasileira.
Consta em Oliveira (2013):
“Somente o Brasil, terceiro maior produtor de ali-
mentos do mundo, atrás apenas dos EUA e da Chi-
na, verá sua safra de grãos aumentar em mais de
20% na próxima década. No entanto, essa ignomí-
nia chamada fome vai derrubando corpos inocen-
tes ao chão também em nosso pedaço de terra. A
situação aqui não é muito diferente da mundial. Em
meio às controvérsias em torno do real número de
famintos (50 milhões para a FGV, 34 milhões para
o IBGE e 14 milhões de pessoas para o governo fe-
deral) a fome oculta (caracterizada pela falta de vi-
taminas e minerais que afeta o crescimento físico e
cognitivo, bem como todo o sistema imunológico)
atinge 40% das crianças brasileiras. No mapa mun-
dial da subnutrição, estamos na 27ª posição, com
9% da população.
Nesse âmbito, destacamos a incongruência da aplica-
ção do dinheiro (leiamos ‘poder do capital’), nessa sociedade
na qual, enquanto alguns detêm muito, para outros, sobra
muito pouco. Preocupam não são somente a distribuição de
renda ou a condição social e, sim, o uso desses ‘poderes’.
Será desigualdade defensável como preço do progresso?
Esse dito ‘avanço’ funciona como uma faca de dois gu-
mes: ora trabalha para auxiliar na recuperação de momentos
de doença e de manutenção da saúde, ora para facilitar a
contração de várias complicações relacionadas à saúde na
modernidade.
Portanto, profissionais, gestores e lideranças comuni-
tárias, tecnologicamente falando, ao entrar em contato com
o usuário, precisam pensar no processo de interseção da
tecnologia com os saberes populares contidos nessas fer-
ramentas, como conhecimentos e saberes, habilidades com
seus desdobramentos materiais e imateriais. É o que citam
Merhy e Feuerwerker (2009, p.35):