2204
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Seriam três tipos de caixas de ferramentas: uma vin-
culada à propedêutica e aos procedimentos (diag-
nósticos e terapêuticos), outra aos saberes e outra
às relações trabalhador - usuário, cada uma delas
expressando processos produtivos singulares impli-
cados em certos tipos de produtos.
Nem tudo é favorável à tecnologização dos proce-
dimentos da saúde ou da educação. É necessária, a cons-
trução do diálogo entre quem detém o saber tecnológico
e quem esteja desprovido desse conhecimento e fará uso
do mesmo. A troca de saberes deve “
desproblematizar
” o
egocentrismo gerado pelo poder, não aceitando, sem ques-
tioná-las, tecnologias prontas. Pelo contrário, é essencial
construí-las e moldá-las de acordo com as necessidades e
anseios da sociedade, promovendo diálogos para criar no-
vas tecnologias inclusivas e que, de fato, sejam auxiliares da
convivência harmoniosa, humanizada e amorosa entre as
pessoas.
Um conjunto de argumentos pessimistas enfatiza a
substituição do homem pela máquina, aumentando
o desemprego e intensificando os afazeres dos que
conseguem manter seus postos de trabalho. (TA-
NIKADO, MARASCHIN, 2012)
Há ainda uma forte pressão por classes de trabalho
que forçam suas empresas por novas tecnologias (QUEIROZ,
BARBOSA, 2003), fazendo com que, muitas vezes, sejam ad-
quiridas e implementadas com novas técnicas, independen-
te do equacionamento de suas resolutividades no processo
social da assistência em saúde ou do ensino e da aprendiza-
gem, educativos, libertadores e emancipatórios.
Entretanto, há o encarecimento da assistência e
uma certa competição entre as unidades de saúde
privadas que passam a disputar a vanguarda ade-
rindo uma visão mercadológica de seus negócios.
(QUEIROZ, BARBOSA, 2003, p.7)
Assim, prezados e prezadas conviventes, o ideal es-
perado é de que haja uma educação emancipatória em