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2204

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Seriam três tipos de caixas de ferramentas: uma vin-

culada à propedêutica e aos procedimentos (diag-

nósticos e terapêuticos), outra aos saberes e outra

às relações trabalhador - usuário, cada uma delas

expressando processos produtivos singulares impli-

cados em certos tipos de produtos.

Nem tudo é favorável à tecnologização dos proce-

dimentos da saúde ou da educação. É necessária, a cons-

trução do diálogo entre quem detém o saber tecnológico

e quem esteja desprovido desse conhecimento e fará uso

do mesmo. A troca de saberes deve “

desproblematizar

” o

egocentrismo gerado pelo poder, não aceitando, sem ques-

tioná-las, tecnologias prontas. Pelo contrário, é essencial

construí-las e moldá-las de acordo com as necessidades e

anseios da sociedade, promovendo diálogos para criar no-

vas tecnologias inclusivas e que, de fato, sejam auxiliares da

convivência harmoniosa, humanizada e amorosa entre as

pessoas.

Um conjunto de argumentos pessimistas enfatiza a

substituição do homem pela máquina, aumentando

o desemprego e intensificando os afazeres dos que

conseguem manter seus postos de trabalho. (TA-

NIKADO, MARASCHIN, 2012)

Há ainda uma forte pressão por classes de trabalho

que forçam suas empresas por novas tecnologias (QUEIROZ,

BARBOSA, 2003), fazendo com que, muitas vezes, sejam ad-

quiridas e implementadas com novas técnicas, independen-

te do equacionamento de suas resolutividades no processo

social da assistência em saúde ou do ensino e da aprendiza-

gem, educativos, libertadores e emancipatórios.

Entretanto, há o encarecimento da assistência e

uma certa competição entre as unidades de saúde

privadas que passam a disputar a vanguarda ade-

rindo uma visão mercadológica de seus negócios.

(QUEIROZ, BARBOSA, 2003, p.7)

Assim, prezados e prezadas conviventes, o ideal es-

perado é de que haja uma educação emancipatória em