XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2201
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
TECNOLOGIAS NA SAÚDE E NA
EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZANDO REFLEXÕES
PARA ALÉM DO “A FAVOR” OU “CONTRA”
Ronaldo Rossi Ferreira
1
Dilmar Xavier da Paixão
2
Porto Alegre, 09 de abril de 2018.
Prezados e Prezadas Conviventes:
Em tempos de avanços digitais e cibernéticos que
aceleram o mundo atual, parece estranho que neste even-
to sobre os ensinamentos de Paulo Freire, notadamente a
educação popular, o construtivismo, a humanização, a amo-
rosidade, a emancipação e a cidadania libertadora, com ou-
tras pautas desse rico e apaixonante aprendizado a partir do
educador, queiramos destacar que a tecnologia tem lugar
na educação e na saúde, como um meio, não um lugar, de
apoio, estímulo e contribuição para auxiliar reflexões pro-
blematizadoras do dia a dia.
O termo
tecnologia
vem etimologicamente do grego
“tekhne”, significando, segundo Holanda (2010), “técnica,
arte, ofício” e com o sufixo “logia”, no sentido de “estudo”.
A tecnologia embora constantemente utilizada como
sinônimo da terminologia “digital” está presente na huma-
nidade muito antes dessa, pois vem desde os primórdios
podendo o fogo ser considerado a primeira tecnologia des-
coberta, seguido então da roda, da escrita, dentre outras
(DIAS, 2014).
1
Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem e integrante do Nú-
cleo de Estudos em Saúde Pública, Coletiva, Comunitária e do Trabalho-
-NES/UFRGS-CNPq. E-mail:
ronaldorossiferreira@hotmail.com2
Doutorando em Educação/PPGEDU-UFRGS. Mestre em Educação/UFSM.
Professor do Departamento de Assistência e Orientação Profissional-
-DAOP/EE/UFRGS. Lidera o Laboratório de Estudos sobre Ruído, Acústica,
Saúde, Educação Popular e Qualidade do Bem-Viver-LERASEQ/UFRGS-C-
NPq e o Núcleo de Estudos sobre Saúde Pública, Coletiva e do Trabalho/
UFRGS-CNPq. E-mail:
dilmarpaixao@yahoo.com.br