2198
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
sugerido como “critical friend” haja visto que “o trabalho de
ser um pesquisador de ação é difícil porque exige conta-
bilizar as muitas perspectivas dos participantes envolvidos,
incluindo a perspectiva de si mesmo, tanto na ação como
na pesquisa” - tradução nossa” (FOULGER, 2015, p. 138). A
autora aconselha que o
critical friend
seja um colaborador
qualificado, que tenha conhecimentos do assunto, sendo
desejável também ser capaz de se relacionar-se com o con-
texto. Reconhece que o trabalho de ser um pesquisador no
âmbito da pesquisa ação é difícil porque exige que ele cal-
cule as perspectivas dos participantes envolvidos, incluindo
a perspectiva de si mesmo.
O passo a passo da experiência foi o seguinte: a) re-
união de planejamento com as equipes de trabalho; b) ma-
peamento das famílias e agrupamento por proximidade fí-
sica: as famílias foram localizadas no mapa geográfico; c)
comunicação às famílias; d) oficina teste da ferramenta a
ser utilizado para os “saberes falados”, o mapa falado; e)
encontros com as famílias e; f) elaboração da memória dos
encontros, ponto onde nos encontramos no momento em
que escrevemos esta carta.
Previsão dos próximos passos: a) olhar para a memó-
ria juntamente com as “amigas críticas” (professoras pesqui-
sadoras, representantes das Universidades: Feevale, Federal
do RS, Federal de Rio Grande e Unisinos b) re-encontro com
as famílias (encontro geral) para que elas possam tecer con-
siderações analíticas; c) comunicação do material em lingua-
gem acessível; d) realização do diagnóstico socioterritorial
do bairro Santo Afonso e; e) disponibilização da produção
finalizada.
Ainda que não tenhamos nos debruçado nas análises
a experiência nos permite destacar que: na medida em que
fomentamos os processos de participação com a população
não é mais possível voltar atrás, pois estamos comprome-
tidos com as suas esperanças; a participação das crianças
foi plena e de grande significado. Elas assumiram a tarefa
de representar os saberes falados dos adultos nos mapas e