Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2198 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2198 / 2428 Next Page
Page Background

2198

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

sugerido como “critical friend” haja visto que “o trabalho de

ser um pesquisador de ação é difícil porque exige conta-

bilizar as muitas perspectivas dos participantes envolvidos,

incluindo a perspectiva de si mesmo, tanto na ação como

na pesquisa” - tradução nossa” (FOULGER, 2015, p. 138). A

autora aconselha que o

critical friend

seja um colaborador

qualificado, que tenha conhecimentos do assunto, sendo

desejável também ser capaz de se relacionar-se com o con-

texto. Reconhece que o trabalho de ser um pesquisador no

âmbito da pesquisa ação é difícil porque exige que ele cal-

cule as perspectivas dos participantes envolvidos, incluindo

a perspectiva de si mesmo.

O passo a passo da experiência foi o seguinte: a) re-

união de planejamento com as equipes de trabalho; b) ma-

peamento das famílias e agrupamento por proximidade fí-

sica: as famílias foram localizadas no mapa geográfico; c)

comunicação às famílias; d) oficina teste da ferramenta a

ser utilizado para os “saberes falados”, o mapa falado; e)

encontros com as famílias e; f) elaboração da memória dos

encontros, ponto onde nos encontramos no momento em

que escrevemos esta carta.

Previsão dos próximos passos: a) olhar para a memó-

ria juntamente com as “amigas críticas” (professoras pesqui-

sadoras, representantes das Universidades: Feevale, Federal

do RS, Federal de Rio Grande e Unisinos b) re-encontro com

as famílias (encontro geral) para que elas possam tecer con-

siderações analíticas; c) comunicação do material em lingua-

gem acessível; d) realização do diagnóstico socioterritorial

do bairro Santo Afonso e; e) disponibilização da produção

finalizada.

Ainda que não tenhamos nos debruçado nas análises

a experiência nos permite destacar que: na medida em que

fomentamos os processos de participação com a população

não é mais possível voltar atrás, pois estamos comprome-

tidos com as suas esperanças; a participação das crianças

foi plena e de grande significado. Elas assumiram a tarefa

de representar os saberes falados dos adultos nos mapas e