XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2183
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Ao longo desta carta é possível percebermos mui-
tos resultados. Entretanto, destacamos que: q) as crianças
e adolescentes fizeram horta em suas casas; b) continuam
desejando novas espécies para aumentarem a variedade
das hortaliças, chás e temperos; c) Levam para a Uras ob-
jetos encontrados, que acreditam acrescentar nos “pontos
de vidas”; d) a comunidade tem colaborado, alcançando
mudas e sementes, assim como, levando chás e mudas; e)
possibilidade de plantar nas calçadas, um “espaço público,
comum” onde todos têm compreendido o sentido do ter-
mo; f) aprendemos também a cultivar confiança, esperança,
respeito e cuidado.
Ao findarmos esta carta, nos emocionamos ao ouvir
da autora principal o seguinte:
Um menino veio contar que tinha feito uma hor-
ta... Fiquei feliz e contei para o pessoal. Eles per-
guntaram se eu sabia onde fulano morava... que
era mentira dele. (...) Lá estava a hortinha dele… No
meio das bananeiras… Toda caprichada… Morri de
orgulho.
Seguimos então regando, plantando, doando, rece-
bendo muito mais do que mudas, minhocas, chorume… O
grupo almeja fazer vasos falantes, papel semente e novos
pontos de vida capazes de multiplicarem a produção de am-
bientes afetivos e de cuidado. Boa leitura.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 41. ed., Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da indignaço
: cartas pedagogi-
cas e outros escritos. Sao Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo.
A educaço na cidade
. 5. ed. Sao Paulo: Cor-
tez, 2001.