XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1941
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
PAULO FREIRE E JEAN PIAGET SOBRE
MORAL: QUESTÕES DO RESPEITO
Sabrina Sacoman Campos Alves
1
Adrian Oscar Dongo-Montoya
2
RESUMO:
O objetivo deste trabalho foi verificar quais são
as aproximações possíveis entre as teorias de Paulo Freire e
Jean Piaget sobre o respeito no desenvolvimento moral. Uti-
lizamos a pesquisa bibliográfica. Freire e Piaget reconhecem
que as relações sociais podem ser coercitivas ou cooperati-
vas, em outros termos, opressoras ou dialógicas. Cada uma
destas formas de relação conduz a um tipo de respeito, sen-
do, respectivamente, respeito unilateral e respeito mútuo. O
respeito mútuo, vivenciado nas relações de reciprocidade,
leva a um desenvolvimento para a autonomia, o ideal moral
em Freire e Piaget.
Palavras-chave:
Paulo Freire. Jean Piaget. Respeito. Moral.
INTRODUÇÃO
A sociedade brasileira, atual, é opressora. Nela, os di-
reitos de muitos homens e mulheres são negados, a vio-
lência é cotidiana e a democracia sofre constantes ataques,
enfim, o respeito mútuo e a reciprocidade não têm feito
parte da maioria das relações. Na educação também se vê,
prioritariamente, uma prática opressora, que reproduz uma
ordem injusta e silencia os educandos. Acreditamos que o
contexto social brasileiro, assim como o educacional, exige
reflexões sobre moral.
1
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mes-
quita Filho” – UNESP/ Marília-SP e membro do GEPEGE – Grupo de Estu-
dos e Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação. E-mail:
sabrina. unesp@bol.com.br2
Professor Titular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Fi-
lho” – UNESP/ Marília-SP e coordenador do GEPEGE – Grupo de Estudos e
Pesquisas em Epistemologia Genética e Educação. E-mail:
dongomontoya@ hotmail.com