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1936

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

busca por saciedade, são tarefas inadiáveis para quem con-

sidera o compromisso com o mundo como uma das cen-

tralidades da educação. Para tanto, o pensar (seja ensinado

como preconiza Freire, ou instigado como defende Arendt)

é decisivo, posto que apenas quem pensa sobre conheci-

mentos, linguagens, experiências e acontecimentos, e esta-

belece seu lugar nessa trama, é capaz de amar e de assumir

responsabilidades pelo cuidado e pela transformação do

mundo público.

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Vanessa Sievers.

Educação, Histórias e Sentido

em Hannah Arendt.

31º Reunião da ANPED. Caxam-

bu/MG, 2008.

_______.

Amor

mundi

e educação.

Reflexões sobre o pensa-

mento de Hannah Arendt. São Paulo: USP, 2009.

_______.

Educação em Hannah Arendt.

Entre o mundo de-

serto e o amor ao mundo. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

ALVES, Rubem.

Alegria de Ensinar.

3 ed. São Paulo: Poética

Editora, 1994.

ARENDT, Hannah.

Entre o passado e o futuro.

São Paulo:

Perspectiva, 1972.

_______.

Homens em Tempos Sombrios.

São Paulo: Compa-

nhia das Letras, 1987.

_______.

Origens do Totalitarismo.

São Paulo: Companhia

das Letras, 1989.

_______.

A Dignidade da Política.

Rio de Janeiro: Relume-

-Dumará, 1993.

_______.

De lahistoria a laacción

.

Barcelona: Paidós, 1998.

_______.

A Vida do Espírito. Volume I – Pensar.

Lisboa - Por-

tugal: Instituto Piaget, 1999a.

_______.

O que é política?

5 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Bra-

sil, 2004.

_______.

Responsabilidade e Julgamento.

São Paulo: Com-

panhia da Letras, 2004a.