1942
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Trazemos para esta reflexão as teorias do educador
brasileiro Paulo Freire e do biólogo, psicólogo e epistemó-
logo suíço Jean Piaget.
Freire parte da realidade opressora, mas não perma-
nece nela. Olha para a situação de homens e mulheres que
são tratados como objetos, denunciando tal realidade e vis-
lumbrando a possiblidade de uma tomada de consciência
crítica dela e o engajamento por uma realidade mais huma-
na para todos. Com Freire, podemos pensar uma teoria e
prática educativa que possibilite vivências de autonomia e
uma transformação social.
A teoria de Piaget sobre o desenvolvimento moral tra-
ta da relação entre ação e consciência e de como o sujeito
chega a respeitar as regras morais. Ela pode colaborar para
refletirmos sobre a opressão, visando uma sociedade em que
o respeito e a justiça prevaleçam. Possibilita-nos discutir pro-
blemáticas específicas da nossa sociedade e da educação.
Freire e Piaget tratam a questão da construção do
conhecimento de forma semelhante, considerando a ação,
prática e interiorizada, como essencial para que o sujeito
alcance uma forma de pensar crítica e coerente. As episte-
mologias que embasam as teorias de Freire e Piaget chegam
a assumir quase uma identidade, já destacada por Becker
(2011) em uma pesquisa sobre a aprendizagem.
Piaget possui uma teoria explícita e sistematizada so-
bre o desenvolvimento moral, já Freire apresenta, em suas
obras, aspectos sobre moral, que revelam um modo de
pensar o seu desenvolvimento. Notamos eixos em que suas
ideias sobre moral dialogam e assumem aproximações. Dis-
cutiremos um destes eixos, o respeito.
OBJETIVO
Nosso objetivo é verificar quais são as aproximações
possíveis entre as teorias de Jean Piaget e Paulo Freire sobre
o respeito no desenvolvimento moral. Buscamos investigar
e aprofundar a compreensão dos aspectos morais presentes
na teoria de Piaget e de Freire e demonstrar as aproxima-