XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1937
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
_______.
Trabalho, obra e ação.
Cadernos de Ética e Filosofia
Política, 6: 175-201. Tradução Adriano Correia. 2005.
_______.
A Condição Humana.
11 edição revista. Revisão e
apresentação Adriano Correia. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 2010.
AZANHA, José Mário Pires.
A Formação do Professor e Ou-
tros Escritos.
São Paulo: Editora Senac, 2006.
BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental.
Parâmetros
Curriculares Nacionais:
introdução aos parâmetros
curriculares nacionais. Brasília/DF: MEC/SEF, 1997.
CAMUS, Albert.
O Primeiro Homem.
Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2005.
CANIVEZ, Patrice.
Educar o Cidadão?
Campinas/SP: Papirus,
1991.
CARVALHO, José Sérgio.
Reflexões sobre Educação, For-
mação e Esfera Pública.
Porto Alegre: Penso, 2013.
_______.
A liberdade educa ou a educação liberta?
Uma
crítica das pedagogias da autonomia à luz do pensa-
mento de Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São
Paulo, v. 36, n.3, p. 839-851, set./dez. 2010.
_______.
Construtivismo.
Uma pedagogia esquecida da es-
cola. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
CHAUÍ, Marilena.
O que é ser educador hoje?
Da arte à
ciência: a morte do educador. In: BRANDÃO, Carlos
Rodrigues. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
CORREIA, Adriano.
HANNAH ARENDT.
Rio de Janeiro: Jor-
ge Zahar, 2007.
_______.
A Vitória da Vida sobre a Política
. REVISTA CULT.
Edição 129, outubro de 2008.
_______.
Natalidade e
amor mundi
:
sobre a relação en-
tre educação e política em Hannah Arendt. Educa-
ção e Pesquisa. São Paulo. v.36, n.3, p. 811-822, set./
dez.2010.
COURTINE-DENAMY, S.
O cuidado com o mundo.
Tradu-
ção Maria J. G. Teixeira. Belo Horizonte: UFMG, 2004.