XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1943
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ções entre elas no que tange à moral, em especial, sobre o
respeito mútuo.
METODOLOGIA
Esta discussão insere-se em uma pesquisa maior de
uma tese de Doutorado que buscou verificar quais são as
são as aproximações entre as teorias de Jean Piaget e Paulo
Freire, quanto a aspectos do desenvolvimento moral, e ana-
lisar quais as implicações dessas aproximações para a teoria
e a prática educativa.
Utilizamos a pesquisa bibliográfica. Consultamos obras
centrais dos autores, que abordam questões sobre moral, e
também obras periféricas. Nelas conhecemos o olhar políti-
co e epistemológico dos autores, aspectos que nem sempre
são considerados e que são importantes para entender o
desenvolvimento moral.
A MORAL EM PIAGET
Piaget estruturou uma teoria sobre o desenvolvimen-
to moral, compilada, especialmente, em
O juízo moral na
criança
([1932], 1994). De acordo com Freitas (2003, p. 60),
“[...] pode ser entendido como um estudo psicogenético das
relações entre o respeito e a obrigação moral”.
Buscou compreender como a consciência humana
chega a respeitar as regras morais, e verificou que o respeito
pelas outras pessoas é essencial na constituição da obriga-
ção moral. A regra social só é considerada válida e deve ser
seguida se há entre os indivíduos um sentimento de respei-
to que permite que a regra seja boa para todos. Há, assim,
uma essência totalmente humana da moral.
Uma regra é um fato social, que supõe uma relação
entre pelo menos dois indivíduos. E esse fato social
repousa sobre um sentimento que une esses indi-
víduos uns aos outros, que é o sentimento de res-
peito: há regra quando a vontade de um indivíduo
é respeitada pelos outros ou quando a vontade co-
mum é respeitada por todos. (PIAGET, 1998, p. 63).