1944
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O desenvolvimento moral é fruto de construções e re-
construções progressivas, que se dão na interação sujeito-
-meio. Do nascimento aos primeiros anos de vida, vivemos
uma ausência de regras, mas, ainda pequenos, somos inse-
ridos em um contexto regrado e iniciamos a construção de
tendências morais.
Piaget ressaltou que ação e consciência moral estão
intimamente ligadas, evoluem no sentido da reciprocidade.
Deixam gradativamente de ser egocêntricas e guiadas pelo
que é externo e vão sendo permeadas pela coordenação
entre o que é bom para mim e o que é bom para o outro.
A consciência chega à autonomia moral quando é capaz de
guiar-se por si mesma, com princípios próprios, mas consi-
derando o todo; a autonomia moral é fruto da lei de recipro-
cidade que a consciência encontra nas relações de coopera-
ção. Para o autor, “é a partir do momento em que a regra de
cooperação sucede à regra de coação que ela se torna uma
lei moral efetiva” (PIAGET, [1932], 1994, p. 64).
No desenvolvimento moral a ação precede a cons-
ciência. Além de todas as características da tomada de cons-
ciência cognitiva, destacadas por Piaget ([1974], 1977), a
tomada de consciência moral envolve questões de afeição
mútua e reciprocidade.
“Na realidade, acreditamos que, mesmo na criança, a
reflexão moral teórica consiste numa tomada de consciência
progressiva da atividade moral propriamente dita” (PIAGET,
[1932], 1994, p. 140).
Aquilo que aparece primeiro na ação pode estar em úl-
timo na consciência, pois a tomada de consciência inverte a
posição das noções. E o juízo que a criança faz de seus pró-
prios atos é bem mais tênue do que o que faz em relação aos
atos do outro, pois a ação do outro aparece mais facilmente
em sua materialidade do que em sua intencionalidade.
A criança pode estar vivenciando, na prática, uma de-
terminada regra de forma mais autônoma, enquanto, na
consciência, para essa mesma regra as tendências sejam
mais heterônomas. Também, pode estar na prática e na