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1948

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Em Freire o desenvolvimento moral também caminha

da heteronomia à autonomia, passando por transições. A

autonomia, para ele, é a liberdade para fazer escolhas e as-

sumir responsabilidades, permeada pelo respeito mútuo e

reciprocidade, crítica o suficiente para levar ao engajamento

pela transformação das realidades injustas e opressoras.

Freire realizou uma pesquisa específica sobre moral,

preocupado com questões como as relações entre pais e

filhos, ou professor e alunos, que implicam no modo de se

posicionar na sociedade. Ele faz referência positiva à obra

O Juízo Moral na Criança

. Conclui que a relação dialógica

e amorosa entre o adulto e a criança é capaz de superar a

coação.

Baseando-me num excelente estudo de Piaget so-

bre o código moral da criança, sua representação

mental do castigo, a proporção entre a provável

causa do castigo e este, falei longamente citando

o próprio Piaget, sobre o assunto, defendendo uma

relação dialógica, amorosa, entre pais, mães, filhas,

filhos, que fosse substituindo o uso dos castigos

violentos. (FREIRE, [1992], 2008, p. 25).

Para Freire, a liberdade é contrária à opressão; na li-

berdade se vive o respeito mútuo, necessário à autonomia

e à democracia.

A moral em Freire é ainda encontrada em sua concep-

ção de que a opressão coisifica a pessoa, impedindo-a de

viver livremente suas escolhas e o respeito. Essa negação do

ser humano é uma violência, permeada por questões mo-

rais, sobre as quais Freire não é neutro. Salienta Andreola

(1999, p.76):

Na denúncia dessa perversão ontológica, que passa

a ser uma perversão ética das mais nefastas para a

convivência humana hoje, Freire argumenta basea-

do na relação dialética entre o ser e o ter, sendo o

ter absolutizado por parte da classe dominante.

A opressão não é uma incapacidade intelectual, tanto

do opressor como do oprimido, de se colocar no lugar do