1952
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
a concepção de Piaget. Essas formas de respeito conduzem
a diferentes formas de moral.
RESULTADOS
Concluímos que as teorias de Freire e Piaget possuem
fortes aproximações no que se refere ao desenvolvimento
moral. O respeito é um eixo central nesse desenvolvimen-
to para ambos os autores. A ação, prática e interiorizada, é
fundamental para que o processo de desenvolvimento mo-
ral ocorra. O respeito mútuo deve ser vivenciado, de fato,
nas relações, para ser reconstruído em nível de consciência.
A consciência crítica, autônoma, só é possível quando pre-
domina o respeito mútuo nas relações e as leis de recipro-
cidade podem fazer parte dos princípios elaborados pelo
próprio sujeito.
Piaget e Freire ressaltam que o respeito mútuo, presen-
te nas relações cooperativas ou dialógicas, é essencial para
que se supere a heteronomia, para que as regras impostas
pelo outro deixem de ser acatadas de forma passiva, sem re-
flexão crítica. Ambos concordam que as relações de coação
interferem negativamente na reorganização da consciência
em favor da reciprocidade e, portanto, da autonomia.
Sobre a tomada de consciência e a conscientização,
partindo da ação, o sujeito caminha, não de maneira má-
gica, mas por progressivas reconstruções, da ação à con-
ceituação, em favor de uma transformação da sua maneira
de pensar e de se posicionar. Vemos isso muito claro nas
teorias de Freire e Piaget sobre moral. A moral não pode ser
transmitida e não é inata; a moral é construída nas relações
sociais entre os sujeitos.
Para Piaget e Freire, existem dois tipos de moral, rela-
cionadas às duas formas de respeito. O respeito unilateral
leva à moral da heteronomia, aquela em que o sujeito acei-
ta as regras do outro sem uma compreensão verdadeira de
seus princípios. Já o respeito mútuo leva à autonomia, em
que há reflexão das regras, analisando se elas são boas para
todos. A autonomia é o ideal moral tanto em Piaget como